12ª edição da Copa Quadrangular de Camaçari, reúne diversas igrejas em quatro meses de competição

A Copa Quadrangular de Camaçari, que está em sua 12ª edição, teve início no último dia 13. O evento amador, chega a reunir cerca de 28 igrejas numa competição que dura quatro meses.

As inscrições para a edição 2019, encerraram-se em junho, e juntou 16 congregações. A taxa de inscrição para as instituições interessadas em participar este ano, foi de R$ 300,00, valor que será usado para a manutenção da copa, que em pelo menos duas outras edições anteriores não foi cobrado.

Nesta edição, a Copa conta com o apoio da prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude (Sejuv), que cedeu a arbitragem, isso reflete na redução do valor cobrado como taxa de inscrição.

A competição começou como um torneio de futebol, promovido pela Igreja Quadrangular de Camaçari, e com o passar do tempo foi ganhando espaço e expandindo, alcançando outras comunidades evangélicas de cidades da Região Metropolitana de Salvador, como explica o pastor Rone Queiroz, coordenador de esporte evangelístico da competição: “nós começamos com um pequenino torneio de futebol, e hoje, a Copa Quadrangular está tomando uma proporção muito grande, conhecida praticamente em toda a região de Camaçari e em regiões circunvizinhas: Simões Filho, Dias D’ávila, Salvador. (…) Então fomos crescendo aos poucos, e hoje, as pessoas que vão assistir, veem o nível, a qualidade técnica dos jogadores, que são muito grandes”, afirmou.

O evento esportivo é também uma oportunidade para ensinamentos acerca da religião, já que é aberta a possibilidade de que pelo menos quatro integrantes das equipes não sejam necessariamente cristãos. De acordo com o pastor Rone, os participantes não-evangélicos inscritos na disputa, também refletem um testemunho bom:” para envolver ainda mais a comunidade, nós abrimos vagas para quatro não-cristãos, que não são evangélicos, aonde vêm participar conosco, e nós fazemos um trabalho de ensinamento também, eles dão excelente testemunho no trabalho e tem realmente nos ajudado também a fazer um belo trabalho dentro da Copa Quadrangular”, pontuou.

Além disso, a Copa Quadrangular tem um papel de promover saúde, já que segundo o coordenador, muitos participantes, na maioria das vezes estão em situação de sedentarismo. E é uma oportunidade boa para exercitar o corpo: “através desse trabalho, nós também trazemos muitos que às vezes estão com a vida sedentária, e aí terminam praticando esporte, futebol; e ali ele tem evitando o sedentarismo”, disse.

Os jogos acontecem em todos os campos da cidade de Camaçari, como uma forma de integrar as comunidades. A abertura e a final sempre são realizadas no Estádio Municipal de Camaçari, por sinal, a abertura, no dia 13, contou com a participação de oito igrejas. Este ano, a previsão é de que a final aconteça em setembro.

As premiações, geralmente são pensadas de acordo com necessidade das igrejas, e equipamentos como bebedouro, bateria e teclado, ficam entre os prêmios para as instituições vencedoras, além de haver também uma premiação em dinheiro para os atletas, que pode ser usada para suas festas e eventos. Serão premiadas as categorias: melhor jogador, artilheiro, goleiro menos vazado, jogador mais disciplinado e melhor técnico.

Jogadores fazendo oração/ Foto reprodução Facebook
Foto reprodução Facebook