Com o intuito de assegurar a efetividade das práticas pedagógicas no contexto da alfabetização, integrando as ações de ampliação das aprendizagens curriculares dos alunos do 2º ano, teve início nesta terça-feira (6/8), e segue quarta (7), no auditório do Bahia Plaza Hotel, em Busca Vida, o Seminário Camaçari SABE: Alfabetização e Sala de Aula em Foco.
Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o evento reuniu técnicos da Diretoria Pedagógica (Dipe), gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores do 2º ano da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, explica que o seminário oportuniza, através da troca de experiências e reflexões, provocadas a partir dos resultados obtidos na última aplicação do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), a concepção de abordagens que potencializem as aprendizagens das crianças do 2º ano, sobretudo no que diz respeito à fluência leitora, mas contemplando, também, habilidades matemáticas. “Criamos um grupo, uma rede de inteligência colaborativa, que trabalha para elevar as aprendizagens desses estudantes, e o seminário integra esse movimento de formulação, efetivação e troca de experiências exitosas. Nossas crianças querem aprender e nós vamos fazer essa aprendizagem acontecer, para todas elas e da forma mais plena possível”, resumiu.
Nesta terça (5), primeiro dia do seminário, os presentes participaram de dois painéis temáticos, cujos expositores foram técnicos educacionais da Dipe e professores painelistas.
Carlos Paciência, professor da turma do 2º ano da Escola Municipal Conceição de Maria, localizada em Parafuso, evidenciou a importância do seminário e do alinhamento de propósito entre os participantes. “Fiquei muito feliz com o convite para ser painelista nesse seminário, e poder colocar o fazer pedagógica como objeto de reflexão coletiva, para juntos avançarmos na promoção da fluência leitora, na escrita, na matemática, e no desenvolvimento formativo dos nossos alunos”, afirmou.
A diretora Pedagógica da Seduc, Hosana Gonçalves, também fez uma avaliação positiva do evento. “Hoje estamos vivenciando um dia de imersão sobre os resultados das aprendizagens dos estudantes do 2° ano da rede, uma pausa formativa e avaliativa, momento fundante para ampliar a nossa compreensão acerca da avaliação externa e as contribuições dos resultados das aprendizagens para potencializar e revisitar o Projeto Político Pedagógico das escolas e o planejamento de cada professor”.
Para o segundo dia, quarta (7), a programação reserva momentos dedicados às devolutivas das exposições realizadas nesta terça, um painel temático com o projeto Educar pra Valer (EpV) e acompanhamentos técnicos em escolas da rede.
Em 2024, a aplicação do SABE está prevista para ser realizada em novembro, sendo destinada a estudantes do 2º, 5º e 9º anos.
Foto: Jean Victor