Treinamento para utilização do primeiro ônibus elétrico é iniciado em Camaçari 

Com a chegada do primeiro ônibus elétrico ao município, foi iniciado na terça-feira (3/9), o treinamento de manuseio do novo veículo para 20 profissionais, etapa que ocorrerá por um período de três dias, no Camaçari Plaza Hotel.

A capacitação sobre o novo veículo de transporte público coletivo, que é da marca Eletra, foi oferecida por representantes da montadora, que é uma empresa de referência nacional e internacional em transporte público sustentável.

O gerente de Pós-Vendas da Eletra, João Abreu, que ministrou o curso, falou sobre o conteúdo do treinamento operacional. “Na oportunidade, falamos sobre tudo o que o motorista precisa saber sobre a característica técnica do carro e o custo-benefício do equipamento. Então, é uma capacitação focada na operação, com conhecimentos técnicos”.

Marcos Brito, 50 anos, que atua na profissão há mais de dez anos, é um dos motoristas que passa pela formação. Na avaliação dele, participar do treinamento é mais um aprendizado para o currículo. Ao destacar o fato de Camaçari receber os ônibus elétricos, pontuou que, “ótimo, né? Algo novo para a cidade, que eu acredito que vem para crescer e evoluir”.

Para que toda a estrutura no município tenha a capacidade de gerir os novos equipamentos, entre os profissionais que serão capacitados, estão, além dos motoristas, técnicos operacionais, técnicos em manutenção e instrutores. A ideia é formar ainda mais agentes multiplicadores, visando que o conteúdo do treinamento seja passado para o máximo de colaboradores.



O primeiro ônibus 100% elétrico foi recebido pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari na quinta (29/8).  O equipamento, que passará por testes entre os meses de setembro e outubro, tem capacidade para 70 passageiros, é equipado com ar-condicionado, rede Wi-Fi e tomadas USB para carregamento de celular, além de piso baixo, que elimina os elevadores e garante total acessibilidade.

A Eletra é uma das empresas que atendem aos critérios técnicos apresentados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) Seleções, do governo federal, coordenado pelo Ministério das Cidades (MCid), ação que faz parte do eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes”, e a aquisição dos ônibus, do sub-eixo “Mobilidade Urbana e Sustentável” seleção Renovação de Frota do setor público.

Outros três veículos estão previstos para chegar ao município durante a fase experimental, sendo, cada um, das seguintes montadoras: Marcopolo, Build Your Dreams (BYD) e Volvo.

A chegada do primeiro veículo na cidade representa mais uma etapa do processo, que iniciou quando a gestão municipal apresentou a proposta ao MCid, para aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 terminais de recarga, estando entre as 77 selecionadas. A contratação de crédito junto à Caixa, para aquisição dos ônibus, foi aprovada por meio da Lei Municipal n.° 1.918/2024.

Foto: Tiago Pacheco