Com o objetivo de chamar a atenção de todos para a importância de se respeitar o direito das pessoas com deficiência (PcD), os idosos com mais de 60 anos, bem como as gestantes, no que se refere às vagas exclusivas, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), realizou, na terça-feira (3/9), no estacionamento do Boulevard Shopping Camaçari, a Operação Vagas Especiais, além de mais uma ação da campanha “Trânsito Humanizado e Seguro – Educação e Conscientização Para Todos”.
A programação educativa da autarquia, que teve início na segunda (2), é baseada nos projetos “Os Caminhos da Escola” e “Transitando 360º”, em vigor no município, e faz alusão à Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, cujo tema é “Paz no trânsito começa com você”. Ao longo deste período, a STT realizará outras ações de cunho educativo, como “Calçadas e Ciclofaixas Limpas” e “Repeito à Faixa”.
Acompanhando os agentes durante as abordagens educativas, que também contou com a presença da mascote “Camaçarina”, o diretor-superintendente da STT, Alfredo Castro, comentou que, “costumo falar que ações como essas não são para educar, mas para reeducar, porque os condutores de veículos já foram educados quando fizeram autoescola, e sabem o que deve e o que não deve fazer no trânsito. Então, essa reedução, vem para relembrar sobre leis e regras indispensáveis à preservação da segurança viária da cidade”.
Sobre a escolha do shopping para realizar as ações, o gestor explicou que, “aqueles que estacionam em espaços públicos de propriedade privada, a exemplo dos centros de compras, não estão isentos de notificação. Muitas pessoas pensam que, por se tratar de uma área particular, não passa pela fiscalização dos agentes da STT e podem estacionar aleatoriamente. Estamos aqui, também, para trazer tranquilidade e garantir as condições favoráveis para um trânsito de paz”.
Ao comentar sobre a atuação da STT com foco nas vagas especiais, a moradora do bairro Jardim Limoeiro, Ana Lúcia Oliveira, 60 anos, aprovou a iniciativa. “Essa é uma atividade necessária, porque é preciso garantir o benefício de quem realmente tem direito”. A artesã disse, ainda, que fica muito triste quando vê alguém ocupando, de forma indevida, os espaços reservados para o público específico. “Fico mal quando vejo um jovem cheio de saúde se apropriando do direito de pessoas que têm necessidades especiais. Eu, mesmo tendo o direito, ainda prefiro deixar as vagas para aqueles que estão em uma condição mais difícil”, completou.
O técnico em manutenção, Francisco de Assis, 52 anos, que estava acompanhado da esposa, Cláudia Pires, 39, supervisora de produção, comentou sobre a importância das ações educativas, para que a cidade tenha um trânsito adequado. O casal, que mora no bairro Jardim Brasília, foi unânime em dizer que investir em educação é o melhor caminho para que se desenvolva uma boa consciência coletiva. “Infelizmente, algumas pessoas, para que aprendam a agir da forma correta, precisam sofrer as punições legais”, ressaltou Francisco.
De acordo com o cronograma de atividades, que totalizam 57 ações, os próximos trabalhos estão previstos para acontecer nesta quarta (4), nos períodos matutino e vespertino, com equipes atuando na Avenida Concêntrica, nas proximidades da empresa Prime, com o objetivo de preservar o direito do pedestre ao atravessar a faixa com segurança, e segue no Boulevard Shopping Camaçari, com a Operação Vagas Especiais promovendo um ambiente mais inclusivo e acessível para todos.
Foto: Jean Victor