Sehab inscreve moradores de Parafuso para seleção do Minha Casa, Minha Vida

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), iniciou, nesta segunda-feira (9/9), na localidade de Parafuso, o atendimento itinerante para cadastramento no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal. A ação, que acontece na Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana até terça (10), prevê que cerca de 400 pessoas aproveitem a oportunidade e se inscrevam.

Presente, junto com a equipe de trabalho da Sehab, a gestora da pasta, Vivian Angelim, apresentou alguns números significativos, no que se refere às inscrições, desde que iniciaram em 12 de agosto. “Já alcançamos mais de 7.600 inscritos, e temos cerca de 11.600 agendamentos para o mês de outubro”, comentou a secretária, que completou dizendo que, “a adesão ao programa é algo impressionante, e a gente fica feliz de poder contribuir em prol da realização do sonho dessas pessoas”.

Com relação às próximas etapas do programa, cujas inscrições encerram em 12 de novembro, a titular da pasta esclareceu que, “depois da fase de cadastramento, lançaremos o edital correspondente e, na sequência, o sistema próprio do Minha Casa, Minha Vida fará o levantamento dos candidatos, a partir dos critérios estabelecidos, com base no quantitativo de unidades habitacionais disponíveis”.

Vivian, ainda pontuou sobre as responsabilidades da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) que, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizará visitas aos candidatos. “Ao final, entregaremos para a Caixa um dossiê com todas as informações levantadas, e o banco ficará encarregado das análises referentes à renda, débitos tributários, entre outras”, finalizou.

Ao ficar sabendo das inscrições em Parafuso, a moradora da localidade, Ana Cláudia Santos, 34 anos, disse a si mesma que não deixaria mais a oportunidade escapar. “Quando aconteceram inscrições no passado, fui desleixada, mas agora é diferente”, comentou, ao avaliar o atendimento como tranquilo e organizado. Ela, que, atualmente, vive com a mãe e três filhos menores, acrescentou que, “vou tentar incentivar o máximo de pessoas a virem se inscrever. Talvez, se no passado alguém tivesse me incentivado, hoje eu estaria na minha casa própria”.

Cheia de esperança, Iara Soares dos Santos, 55 anos, também compareceu para realizar a inscrição. Segundo comentou, mora de aluguel há mais de 20 anos, e esta é a primeira vez que participa do processo seletivo. “Nunca me interessei, porque achava que não ia conseguir, mas vi pessoas conhecidas conquistando o sonho da casa própria, então, passei a acreditar, e hoje aqui estou”. Satisfeita com o atendimento itinerante, Iara declarou que, como trabalha de cozinheira em uma creche, não seria nada fácil se deslocar para a sede do município. “É uma grande bênção poder fazer meu cadastro, sem precisar me deslocar. Tudo está contribuindo para eu seguir acreditando no meu sonho”.



Além do serviço itinerante, que chega às comunidades mais distantes da sede do município, para que toda a população tenha as mesmas oportunidades e condições de acesso ao processo cadastral do PMCMV em Camaçari, o governo municipal adotou algumas medidas necessárias, entre elas, o atendimento exclusivo às pessoas com deficiência (PcD), que acontece no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat); e as inscrições para o público em geral, realizado na Casa do Trabalho.

Essa é a 7ª ação itinerante realizada. Além dos moradores de Parafuso, também já foram beneficiados com o cadastramento descentralizado, os munícipes residentes em Barra do Pojuca, Monte Gordo, Arembepe, Barra do Jacuípe, Jauá e Areias. De acordo com o cronograma de ações da pasta, na próxima quinta (12), os trabalhos acontecem na Escola Municipal Nossa Senhora Santana, localizada na comunidade de Cordoaria.

A pasta destaca, ainda, que a inscrição no cadastro do referido programa, não garante a concessão da unidade habitacional, ficando sujeita a disponibilidade, respeitando a ordem de classificação dentro da validade da seleção. A iniciativa acontece em conformidade com a Lei Federal n.° 14.620/2023, e Portaria do Ministério das Cidades (MCid) n.° 738/2024.

Durante todo o período de inscrição a equipe da pasta estará disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos candidatos. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato com a Sehab pelo telefone (71) 3454-2028, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A íntegra do Edital de Chamamento 01/2024, referente às inscrições para o PMCMV, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2441/2024, pode ser conferida aqui.

Foto: Jean Victor