Oficina de sabão ecológico fortalece o envolvimento comunitário em Guarajuba

A fim de envolver a comunidade de Guarajuba em uma iniciativa sustentável e educativa, a equipe social do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari promoveu uma oficina de sabão ecológico na localidade. A ação faz parte das atividades de requalificação urbana da região, executadas pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

A oficina, que é parte integrante do programa, aconteceu nesta quarta-feira (25/9) e foi conduzida por Lilian Lima, engenheira ambiental e sanitarista da Concremat – empresa supervisora das obras –, com foco em soluções para reutilizar materiais descartados, como o óleo de cozinha usado pelos comerciantes locais, especialmente os barraqueiros. A ideia é evitar o descarte incorreto desse resíduo, que pode causar danos ambientais, enquanto oferece uma alternativa econômica sustentável para a comunidade.

A necessidade foi identificada em reuniões com a Comissão de Acompanhamento à Obra (CAO), composta por moradores, comerciantes e segmentos, como pescadores e mototaxistas. Os encontros, executados através do Projeto de Trabalho Social (PTS) da Seinfra, desempenham um papel fundamental na escuta das demandas da comunidade e na criação de soluções práticas, demonstrando que o diálogo contínuo gera impactos positivos.



Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a iniciativa oferece uma nova fonte de renda, com a produção de sabão ecológico como possibilidade de comercialização do produto ou para consumo próprio. Os participantes da oficina ficaram entusiasmados com a ideia e já planejam criar um grupo para dar continuidade à produção.

A oficina, realizada no Bar e Restaurante Prefeitinho Jr., localizado na Praia do Porto, na Alameda Humaitá, em Guarajuba, seguiu com as normas de segurança, com os participantes utilizando luvas, máscaras, toucas e óculos de proteção. Ao final da atividade, cada membro recebeu certificado de conclusão.

O Projeto de Requalificação e Urbanização de Guarajuba inclui melhorias na mobilidade urbana, acessibilidade, estacionamento, pavimentação, ciclovia, limpeza da lagoa, paisagismo e iluminação em LED. Como parte da iniciativa, a localidade, também, contará com um novo pórtico (portal de entrada), deck de madeira, praças revitalizadas e melhorias na entrada de Monte Gordo.

O investimento total das obras é de mais de R$ 22 milhões, reafirmando o compromisso da administração municipal de promover espaços urbanos sustentáveis e mais integrados com as necessidades da população.

Foto: Arquivo