Plano de Salvaguarda da Igreja do Espírito Santo de Vila de Abrantes promove visita guiada e oficina para crianças 

Integrando as ações de educação patrimonial, previstas no Plano de Salvaguarda da Igreja do Espírito Santo de Vila de Abrantes, na quarta-feira (25/9), cerca de 25 alunos do Centro Cultural Vila de Abrantes tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada na instituição religiosa. Na ocasião, os pequenos aprenderam sobre as características do local, com informações históricas acerca dos itens que compõem o santuário, como a porta, as imagens religiosas, a construção do piso, o altar, as paredes de pedra, dentre outros.

O público também pôde assistir a uma contação de história interativa, que falou sobre o surgimento de Vila de Abrantes. Em seguida, as crianças e adolescentes seguiram para o centro cultural para participar de uma oficina de artes, cujo tema foi “O que a Igreja do Espírito Santo representa para você?”. As atividades foram conduzidas pela museóloga, artista plástica e coordenadora do plano, Kátia Cunha.

A pequena Lara dos Anjos, 6 anos, participou da programação e contou ter gostado muito. “A igreja é bem bonita, e a visita foi superlegal. Pude aprender bastante coisa. Gostei de tudo, e também da oficina de arte”, disse a garota.

Quem também se encantou durante as atividades foi Melissa Rangel, 8 anos, ao afirmar ter adorado saber mais sobre a história da localidade em que mora. “Amei conhecer sobre a igreja e sobre Abrantes. A parte que achei mais interessante foi descobrir que no piso do altar tem conchinhas”, pontuou.

A coordenadora do Centro Cultural Vila de Abrantes, Annalice Casagrande, falou que é uma alegria o equipamento estar envolvido nas ações do plano de salvaguarda. “É uma iniciativa muito importante pela promoção da preservação de um patrimônio cultural histórico tão importante, que é a Igreja do Espírito Santo. Estamos de braços abertos para apoiar o plano”, destacou.

O Plano de Salvaguarda da Igreja do Espírito Santo de Vila de Abrantes é uma ação desenvolvida seguindo as metas e os critérios da gestão pública de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), que reconhece a importância das medidas de preservação dos bens que compõem o patrimônio material do município, a fim de fazer valer o cumprimento das leis e diretrizes do patrimônio tombado em instância municipal pelo Decreto n.º 7.574/2021, conforme a Lei n.º 1.088/2010.

Para que o instrumento do tombamento seja salvaguardado e possa, efetivamente, ser protegido é necessário ser percorrido um longo processo. A Educação Patrimonial é uma relevante diretriz do plano, serão ressaltadas a importância dos ritos realizados pela igreja, bem como de pesquisa incluindo relatos históricos, educação patrimonial e a análise do estado de conservação atual da igreja.

As ações do plano ainda integram uma série de atividades, em diferentes espaços, que prosseguem até segunda (30), conforme pode ser conferida na programação abaixo:


Quinta (26)
14h – Oficina de artes para adultos, com o tema “O que a Igreja do Espírito Santo representa para você?”
Local: Centro Cultural Vila de Abrantes

Sexta (27)
14h – Roda de diálogos com a comunidade e crianças convidadas
Contação de histórias
Local: Escola Municipal Marquês de Abrantes

Domingo (29)
7h – Missa em Ação de Graças ao Plano de Salvaguarda
Apresentação de quarteto musical
Exposição das obras produzidas durante as oficinas de artes
Premiação
Café da manhã
Local: Igreja do Espírito Santo

Segunda (30)
14h – Finalização do Plano de Salvaguarda
Roda de diálogos com historiadores
Exibição de produção audiovisual
Exposição das obras produzidas durante as oficinas de artes
Apresentação musical
Local: Centro Cultural Vila de Abrantes

Foto: Arquivo