Inscrições para o PMCMV seguem de forma tranquila e eficiente no município 

A oportunidade da população de Camaçari realizar o sonho da própria casa, por meio das inscrições no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) do governo federal, seguem acontecendo de forma tranquila e eficiente no município, com atendimentos sendo realizados na Casa do Trabalho, para o público em geral; no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), para as pessoas com deficiência (PcD); e no formato itinerante, para melhor atender a população que reside em áreas mais distantes da sede do município.

Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), a iniciativa, que teve início em 12 de agosto, até esta quarta-feira (9/10) computou mais de 17 mil pessoas inscritas, além de cerca de 5 mil agendamentos, que devem efetivar o atendimento até o dia 12 de novembro.  

A titular da pasta, Vivian Angelim, falou que mesmo com a alta procura, o processo está fluindo de maneira eficiente, garantindo que todos os interessados se cadastrem. “O acolhimento começa às 8h, com a distribuição das senhas por ordem de chegada, que é feita de forma organizada. O atendimento para quem está com horário agendado, é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Os interessados têm recebido a atenção necessária, pois estamos trabalhando para que todos sejam devidamente acolhidos e assistidos”, afirmou a secretária.

Ao tomar conhecimento do processo de inscrição, o aposentado Paulo Sérgio Carvalho, 62 anos, resolveu garantir o cadastro no programa nesta quarta, na Casa do Trabalho, localizada na Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga do Migrante), no Centro. “Fiquei sabendo por meio dos comentários no bairro. Então, resolvi fazer minha inscrição. Graças a Deus, o atendimento foi rápido”, avaliou o morador do bairro Novo Horizonte.

Pai de dois filhos, Elias Santos, 31 anos, foi mais uma pessoa que compareceu à Casa do Trabalho para efetuar o cadastro. Na ocasião, o ajudante prático elogiou a ação. “Tudo ótimo. Fiquei feliz com a oportunidade que a prefeitura está dando pra gente”, compartilhou o morador do bairro Nova Vitória.

Com a expectativa a mil por hora, a residente do Parque Verde II, Ivonildes Ribeiro, 49 anos, partilhou das opiniões anteriores. “Simplesmente amei! Consegui entregar todos os documentos e estou com muita esperança. Tenho fé que, em nome de Jesus, eu vou conseguir”, declarou.

No Ciat, localizado na Rua Costa Pinto, no Centro, o atendimento ocorre também de segunda a sexta, só que das 9h às 17h. A Sehab reforça que na modalidade itinerante, a pasta percorreu todos os distritos do município. Porém, haverá um novo cronograma, que será disponibilizado posteriormente, destinado a contemplar novas pessoas e localidades.

De acordo com a Sehab, para efetivar a inscrição, o programa possui requisitos obrigatórios aos quais está condicionada a elegibilidade do interessado, além da necessidade apresentar, no ato do cadastramento, original e cópia de uma série de documentos, que estão relacionados no Edital de Chamamento 01/2024, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2441/2024, que pode ser conferido aqui.

A Sehab destaca, ainda, que a inscrição no cadastro do PMCMV, não garante a concessão da unidade habitacional, ficando sujeita a disponibilidade, respeitando a ordem de classificação dentro da validade da seleção. A iniciativa acontece em conformidade com a Lei Federal n.° 14.620/2023, e a Portaria Ministério das Cidades (MCid) n.° 738/2024.

Durante todo o período de inscrição a equipe da Sehab estará disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos candidatos. Para tanto, a pasta disponibiliza, ainda, o número telefônico (71) 3454-2028, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

LINK: aqui – https://www.camacari.ba.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/diario-2441-certificado.pdf

Foto: Jean Victor