Com a chegada do clima mais quente, muitas pessoas escolhem as praias como espaços públicos para atividades de lazer e diversão. Com o objetivo de reforçar sobre os cuidados que os frequentadores dos 42 quilômetros (km) da costa do município devem ter, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), apresenta orientações, com foco na segurança de moradores, veranistas, turistas e visitantes.
Com o lema “água no umbigo, sinal de perigo”, a Defesa Civil chama a atenção da população sobre o nível adequado para o banho de mar. De acordo com Ivanaldo Soares, coordenador do órgão, quanto mais alto o nível da água, maior é o risco de acidente. “Os banhistas, mesmo aqueles que sabem nadar, devem evitar águas mais profundas. A movimentação das correntes marítimas é imprevisível. Então, todo cuidado é pouco”, ressaltou.
Outro sinal de alerta para os banhistas, tem relação com os ventos fortes. Nessa condição climática, o mar fica muito agitado e as ondas mais altas, o que, consequentemente, torna o risco de afogamentos bem maior. “Nossa orientação, em situações como essa, é que os banhistas não entrem na água de jeito nenhum, pois aqueles que se arriscarem a nadar, mesmo com a correnteza forte, podem ser levados para longe da praia pela força da água, o que dificulta ainda mais o resgate”, explicou.
Consumo exagerado de bebidas alcoólicas, bem como ingestão de alimentos de difícil digestão, são fatores que também contribuem com a ocorrência de afogamentos. “Associar álcool e comida pesada com banho de mar, é se colocar em situação de risco absoluto. Pois, nesse quadro, o banhista pode ter uma congestão alimentar e se afogar”, advertiu.
Vale destacar, que para alertar os frequentadores das praias sobre os melhores pontos para banho, bem como os locais proibidos para a prática, são utilizadas bandeiras sinalizadoras com três cores distintas: as amarelas indicam que o trecho exige atenção; as vermelhas sinalizam para os locais proibidos; e as verdes estão fixadas nos lugares onde se pode aproveitar a praia com total segurança.
Aparelhados com mota aquática, longboard (prancha grande) e boias flutuantes, os salva-vidas fazem o trabalho de resgate. Mas, antes disso, os profissionais atuam com o objetivo de prevenir os possíveis acidentes, orientando banhistas sobre cuidados necessários que se deve tomar para que o momento de lazer nas praias do município seja de paz e tranquilidade para todos.
Outras medidas preventivas, que os frequentadores das praias podem adotar antes de cair no mais, é procurar se informar com os salva-vidas, ou mesmo com barraqueiros e pescadores, sobre o local adequado para banho. Para evitar ocorrências com crianças perdidas, situação muito comum quando as praias estão lotadas, a recomendação é colocar no braço uma pulseira de identificação, informando nome do responsável e um número de telefone. “Desta forma, se acontecer da criança se perder, o salva-vidas vai ligar para o número informado e, assim, fica mais fácil encontrar os responsáveis”, orientou.
Em Camaçari, a Defesa Civil atende pelo tridígito 199, e, ainda, pelos números (71) 3622-7799, 3622-7755, ou 99981-4136. O órgão também pode ser acionado por meio dos perfis na rede social Instagram e Facebook. O 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), que atua em parceria com o órgão, pode ser acionado pelo 193.
Foto: Josué Silva