Transtorno do Espectro Autista é tema de palestra da PM

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoveu a palestra “Autismo sem mistérios: estratégias e suporte para policiais militares”, na terça-feira (22), com o objetivo de levar aos comandantes militares estaduais mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento foi realizado no auditório do Quartel do Comando Geral da PMBA e contou com a presença do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, e oficiais que atuam em unidades operacionais e administrativas dos comandos de policiamento regional da capital e da RMS.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e subtenente Claudia Gomes, do Departamento de Saúde (DS), que é mestra e doutoranda em Psicologia pela UFBA. A militar esclareceu informações ao público presente, apresentou os níveis de gravidade do TEA, bem como as comorbidades; as formas de tratamento e intervenções, a inclusão no ambiente escolar; além da importância da rede de apoio que os pais precisam para cuidar dos filhos.

Divulgação/ Polícia Militar – DCS

“Se os pais não cuidarem de si, eles não vão conseguir desenvolver esse papel de ser pai, de ser mãe. A gente não é só pai, não é só profissional, mas também nós somos homens e mulheres. E este autocuidado é primordial e temos que ter uma rede apoio”, frisou a psicóloga.

Divulgação/ Polícia Militar - DCS
Divulgação/ Polícia Militar – DCS

Ao final, o comandante-geral entregou o certificado à palestrante e agradeceu pela sua disponibilidade e comprometimento. “Essa ação é de extrema importância para difundir o conhecimento sobre o espectro autista e proporcionar à corporação estratégias para melhor atender às necessidades dos policiais militares que têm filhos com a patologia”, declarou.

Texto: Polícia Militar – DCS