A Secretaria de Saúde de Camaçari, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, esclarece que, conforme Nota Informativa nº 15/2019 – DEIDT/SVS/MS, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados um quantitativo de apenas 68% da cota mensal da vacina BCG, prevista para o mês de julho. A situação se deve ao fato de que alguns lotes da vacina aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS.
As vacinas que compõem o calendário básico de vacinação são distribuídas aos municípios de acordo com cronograma estabelecido pelos estados, conforme pedido realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde. Mensalmente o município de Camaçari solicita à SESAB cerca de 2.500 doses da vacina BCG. Entretanto, há alguns meses esse quantitativo não vem sendo fornecido em virtude do desabastecimento nacional.
A Secretaria de Saúde informa que para o mês de julho foram recebidas apenas 400 doses da vacina BCG e para otimizar as doses, que acabaram de ser recebidas da SESAB, foi adotada a estratégia de distribuição da vacina BCG para dez unidades de saúde listadas abaixo, a partir de 22 de julho.
O tempo de utilização dessa vacina após abertura do frasco é de até 6 horas. Concentrando o atendimento nas unidades referidas, evita-se a perda de doses. A aplicação da vacina ocorrerá com agendamento na própria unidade de saúde. Essa medida torna-se necessária em virtude do não abastecimento do município em sua totalidade, conforme explicado acima.
A vacina BCG encontra-se disponível no Hospital Geral de Camaçari e nas salas de vacina, nas seguintes unidades de saúde:
- USF PONTO CERTO
- USF NOVA ALIANÇA
- UBS GRAVATÁ
- UBS GLEBA B
- UBS CAMAÇARI DE DENTRO
- USF PARQUE DAS MANGABAS
NA ORLA:
- UBS MONTE GORDO
- UBS VILA DE ABRANTES
- USF BARRA DO POJUCA
- UBS AREMBEPE
Importante informar que não existe previsão de normalização no abastecimento da vacina BCG por parte do Ministério da Saúde e consequentemente pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, responsável por receber e repassar a vacina aos municípios conforme solicitado pelas Secretarias de Saúde.
A Sesau informa que tem feito todos os esforços possíveis para garantir a vacinação com o soro BCG a todos os recém-nascidos com as poucas doses recebidas até então. Mas, que o recebimento das doses da vacina depende do Ministério da Saúde.
Salienta-se que o Soro antirrábico, utilizado na profilaxia da raiva, permanece em desabastecimento nacional em virtude da suspensão da produção por parte do laboratório responsável.
As demais vacinas de rotina que compõem o calendário básico estão disponíveis nas salas de vacina em funcionamento nas unidades de saúde do município.
Fonte: Ascom Prefeitura de Camaçari