O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter neste sábado (6) para justificar a mudança no horário de divulgação dos dados sobre a pandemia de novo coronavírus no Brasil. Segundo ele, os ajustes feitos pelo Ministério da Saúde são necessários para mostrar com precisão “o momento do país” e ressaltar que “a maior parcela já não está com a doença”, escreveu.
Ontem, o ministério registrou 30.830 novos casos de covid-19 e 11.977 pessoas recuperadas, um salto positivo de 18.853 infecções ativas. Foram 1.005 mortes.
O destaque ao número de pessoas consideradas curadas da covid-19 foi a estratégia assumida pelo governo federal há algumas semanas. Os boletins, que antes abriam com o número de novos casos diagnosticados, agora trazem como título os registos de recuperados.
Na série de posts no Twitter, Bolsonaro afirma que “rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados”.
O governo recebeu críticas de opositores, que afirmam que a troca de horário foi realizada para prejudicar a divulgação dos dados pela imprensa.
Neste sábado, a página Painel Covid-19 do Ministério da Saúde, que reúne os dados da pandemia no Brasil, aparece como “Portal em Manutenção”. Informações do R7.