Moradores de Ilha de São João, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, reclamam do estado precário do trecho da BA-526, que dá acesso à localidade. Uma cratera dificulta a circulação de carros pequenos e até de caminhões.
O trecho é bastante movimentado, já que além de Simões Filho, a via dá acesso ao Centro Industrial de Aratu.
“É a terceira vez que fazem serviço. Uma dia desses a ambulância não conseguiu passar. Tivemos que juntar a comunidade para retirar a ambulância [do buraco]. Não aguentamos mais empurrar carro aqui”, revela um morador da região.
A Via Bahia, responsável pela rodovia, informou que o desgaste precoce da via ocorre ao devido ao excesso de peso dos caminhões e a drenagem é deficiente do entorno da pista. No entanto, não informou se o local vai passar por obras novamente.
Enquanto a situação não é resolvida, os problemas se intensificam em período de chuva.
“Quebra muito carro por aqui e a gente fica ajudando as pessoas para não deixar elas aqui. O tempo todo a gente encontra para-choque, pneu, pedaços de carro, porque eles quebram aqui o tempo todo”, relata o morador.
Outro caso
Os motoristas também encontram dificuldades para circular em trecho da BA-528 por causa de buracos. O caso ocorre no trecho conhecido como Estrada do Derba, ao lado da Base Naval de Aratu, em Salvador.
No local, houve o deslizamento da terra localizada no acostamento e a via foi atingida por parte da terra. Diante da situação, os motoristas que passam pela região devem ficar atentos por causa da terra na pista e dos buracos.
A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), informou que colocou uma lona no local onde ocorreu o deslizamento e que a via está sinalizada. A reportagem da TV Bahia esteve no local, e verificou que não há sinalização na via. Informações do G1.