A retomada do comércio em Camaçari está prestes a se tornar uma realidade, mas até que tudo esteja pronto para esse retorno, algumas medidas devem ser observadas para garantir a segurança de todos. E na 6ª Sessão Ordinária realizada na Câmara de vereadores, nesta terça-feira (30), duas propostas que contemplam o combate ao novo coronavírus, foram indicadas. As proposições foram de autoria do vereador Oziel Araújo (PDT).
A primeira proposta, indicada pelo número 231/2020 pede que o poder executivo faça testagem rápida para detecção da covid-19 nos trabalhadores do setor do comércio, pincipalmente os que atuam nos serviços essenciais, liberados pelo decreto municipal. De acordo com o texto, o objetivo da proposta é assegurar aos funcionários do comércio, além dos clientes que frequentam os estabelecimentos não sejam contaminados pela doença.
A outra indicação, de número 232/2020, sugere que a Secretaria Municipal de Saúde e as demais secretarias envolvidas no combate à pandemia do vírus, busquem estudos e esforços para adotarem protocolo de tratamento preventivo por meio de medicamentos como Azitromicina e Ivermectina, substâncias que tiverem efeito comprovado e estão sendo usadas em larga escala pelas redes pública e particular de saúde: “eu quero aqui, destacar uma reflexão dos vereadores, do público que nos acompanha, com relação ao crescente avanço dos casos de coronavírus em Camaçari, eu fiz uma conta muito rápida aqui, em relação à última sessão que tivemos, dia 25, nós saímos de 991 casos, para 1.242 casos; é algo em torno de 251 novos casos, apenas de quinta-feira para cá, e a gente percebe, foi, inclusive, colocado na sessão passada, que os testes estão para chegar em Camaçari, que a ausência de testes, inclusive, nos traz uma certa imprecisão nos números que são apontados aqui, por isso eu propus ao governo municipal a análise do protocolo preventivo para o tratamento do coronavírus em Camaçari”, justifica.
O texto sugere ainda que o município invista para que os medicamentos sejam administrados ainda nas primeiras apresentações dos sintomas no paciente, e cita estados e municípios que fizeram o tratamento com o chamado kit covid-19: Prefeitura Municipal de Aracruz-ES, o Rio Grande do Norte. A ideia da adoção dos medicamentos como tratamento do novo coronavírus é evitar sobrecarga no sistema público de saúde, através dos leitos de UTI: ” algumas prefeituras no Brasil e algumas cidades fora do Brasil, já têm buscado esse tratamento preventivo através de medicamentos disponibilizados para a população, no intuito, exatamente, de retardar o avanço ao agravamento de muitas pessoas que foram acometidas pelo coronavírus. Ali, cito apenas nos casos necessários, os medicamentos Ivermectina e Azitromicina, pelo baixo custo que representa, em relação ao alto custo que foi, muitas vezes, feito para a abertura de novos leitos. Fica muito mais barato e acessível adquirir esses medicamentos pela secretaria de saúde do município e tratar preventivamente, do que tentar conter”, defendeu Oziel.
O vereador reforça ainda que sejam adotadas medidas de cuidados após a reabertura do comércio, para evitar um super contágio: ” à medida em que passa a proximidade com o dia primeiro (de julho), que é a reabertura do comércio, nós teremos que ter aí, redobrados cuidados para que não haja um crescimento fora da escala, e sem precedente em Camaçari; por isso, eu peço aos vereadores, a colaboração para que tenhamos essa matéria aprovada”, finalizou.
As indicações foram aprovadas no plenário, mas aguardam execução pelo executivo.