Na volta aos campos, Tricolor encara o Náutico de olho na liderança

Foto: Reprodução

Mesmo com a vaga assegurada para a segunda fase da Copa do Nordeste de forma antecipada (mais precisamente desde o dia 14 de março, quando venceu o América-RN por 2 a 0, em plena Arena das Dunas, em Natal, pela sétima rodada da competição), o Bahia foi obrigado a esperar mais de quatro meses para definir a sua posição no Grupo A. Tudo isso por causa da paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus.

Com 14 pontos e na segunda colocação, o Tricolor, que enfrenta o Náutico nesta quarta-feira, 22, às 20h, no estádio de Pituaçu, em jogo válido pela oitava e última rodada do Nordestão, precisará superar o longo período sem atuar e a falta de ritmo de jogo para se impor dentro de casa e vencer o duelo com o Timbu. O triunfo é de suma importância para as pretensões do clube no torneio, já que ainda pode superar o Fortaleza, líder do Grupo A, e terminar a primeira fase com a liderança.

Para isso, o técnico Roger Machado terá à disposição todos os jogadores de ataque para montar o seu quarteto ofensivo: Rodriguinho, Gilberto – um dos artilheiros do torneio, com 4 gols –, Élber, Clayson e Rossi. Os dois últimos disputam uma vaga.

O treinador aproveitou para falar sobre o camisa 10 do Esquadrão, que tem vaga garantida no time titular para o confronto desta quarta. “[Rodriguinho] Está plenamente adaptado. O último jogo antes da parada ele jogou como titular, na ausência de Rossi. Agora, com todo esse período de treinamento coletivo, ele está plenamente adaptado e deve começar jogando”, comentou Roger, que falou sobre o esquema tático. “Rodrigo já tinha atuado nessa função no último jogo. A característica e combinação de movimentação dos jogadores é que precisa de entrosamento, o que foi buscado nesse período de 20 dias”.

Por outro lado, as baixas são o goleiro Douglas, que se recupera de uma lesão muscular na coxa, e o volante Gregore, que está suspenso. No gol, segue Anderson, que já havia conquistado a titularidade antes mesmo da pausa da Copa do Nordeste. Na frente da zaga, Elton e Ronaldo brigam para começar jogando. Jádson corre por fora na disputa.

“Será um grande primeiro desafio neste retorno do futebol. Estamos felizes em voltar a jogar e fazer o que amamos. Estamos nos preparando há algum tempo e estamos prontos para esse confronto. Queremos seguir na competição e vamos dar nosso máximo dentro de campo”, afirmou Ronaldo.

Adversário

Terceiro colocado do Grupo B, com 11 pontos, o Náutico só depende de si para avançar de fase. Porém, além de ter pela frente o Bahia, time de maior orçamento do Nordeste, o Timbu tem problemas para escalar os 11 iniciais.

Os zagueiros Itambé e Rafael Ribeiro, o lateral Willian Simões e o atacante Jean Carlos testaram positivo para a Covid-19 no último exame realizado no dia 16 deste mês, e aguardam o resultado do novo exame feito nesta terça-feira, 21, seguindo o protocolo da CBF, no qual todos os atletas são testados antes do jogo.

Para complicar ainda mais a vida do técnico Gilmar Dal Pozzo, o volante Josa, com dores na região lombar, foi vetado.

Pituaçu

Como medida de combate ao novo coronavírus, o estádio de Pituaçu, palco do jogo desta quarta, passou por um processo de desinfecção na última segunda-feira. As áreas de foco foram: vestiários, bancos de reservas, cabines de imprensa, área do trajeto dos jogadores, sala das equipes de segurança, banheiros e área comum. A validade do serviço é de 15 dias. Informações do Portal A Tarde.