Chegou a hora do Bahia voltar todas as atenções para o Brasileirão. Depois de perder o título da Copa do Nordeste para o Ceará, e conquistar o tricampeonato baiano em cima do Atlético de Alagoinhas, no último sábado, o Tricolor agora se prepara para estrear na série A, nesta quarta-feira (12), contra o Coritiba, a partir das 20h30, no estádio Pituaçu, em Salvador.
Vale lembrar que o primeiro jogo do Esquadrão na competição seria contra o Botafogo, neste domingo. No entanto, foi adiado devido à final do Baianão, e uma nova data ainda será anunciada para partida. Já o Coritiba estreou com derrota dentro de casa por 1 a 0 para Internacional.
Mas, apesar do resultado negativo na estreia, o Coxa tem longa vantagem no histórico de confrontos com o Bahia. Segundo dados do site O Gol, foram 38 partidas entre os dois times, sendo 12 vitórias do Coritiba, apenas 4 do Bahia, e 22 empates. Por outro lado, quando joga em casa, o Esquadrão é superior. Foram três triunfos, apenas uma derrota e 14 empates.
Do total, 27 jogos foram pelo Brasileirão, e o Tricolor segue em desvantagem. Foram apenas 3 resultados positivos, 15 empates e 9 resultados negativos. Os últimos dois jogos na competição, por exemplo, ambos terminaram empatados, em 2017.
O último triunfo do Bahia contra o Coxa foi em 1999, por 3 a 0, em partida válida pela Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, a última vez que o Tricolor comemorou foi em 1985, quando bateu o adversário por 2 a 1 fora de casa. O levantamento leva em conta todas as competições em que se enfrentaram desde 1969. Informações do Bnews.