A força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal em São Paulo para retomar o processo contra o senador José Serra (PSDB) e sua filha Verônica Allende Serra. A ação investiga lavagem de dinheiro de quando o parlamentar era governador, de 2006 a 2014.
As investigações foram suspensas após liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu a paralisação da ação contra os dois na operação Revoada. A 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo atendeu a medida e suspendeu “por cautela”. De acordo com procuradores do MPF, não há justificativas para suspender o processo.
Os procuradores argumentaram que a decisão de suspensão das apurações, estabelecida em 29 de julho, pelo presidente do STF, Dias Toffoli, está ligada somente com a paralisação das investigações relacionadas com o atual mandato de senador. Contudo, a ordem judicial não teria relação com a ação penal instaurada a partir de denúncia do MPF, relativa a quando Serra era governador em São Paulo.
A operação Revoada, deflagrada em 3 de julho, investiga supostas vantagens ilícitas que Serra teria recebido para favorecer a Odebrecht. Além disso, a força-tarefa acionou á Procuradoria-Geral da República para que a decisão do STF venha a ser analisada e as investigações sejam retomadas. Informações do Portal A Tarde.