O circuito de Interlagos em São Paulo será a casa da Fórmula-1 no Brasil pelo menos até 2025, disse nesta quinta-feira, 12, o governador do estado de São Paulo, João Doria, em um anúncio que põe fim às chances do polêmico autódromo no Rio de Janeiro.
“O autódromo internacional de Interlagos foi confirmado como sede do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 pelos próximos cinco anos”, disse Doria em uma coletiva de imprensa em São Paulo.
O governador garantiu que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, vai assinar a renovação do contrato com o grupo americano Liberty Media. A relação contratual se encerrava este ano.
“As negociações foram feitas com base na existência de uma pista aprovada pelos pilotos e aprovada pelas equipes e que tem sido a sede do Brasil para a Fórmula-1 durante mais de 30 anos”, acrescentou Doria.
A F1 não respondeu imediatamente a um pedido de confirmação da AFP.
A renovação do contrato fecharia as portas para a disputa de um terreno no Rio de Janeiro, com projeto questionado porque implicaria desmatar parte de uma floresta tropical para construir o autódromo.
O último obstáculo para o início das obras é a aprovação de uma licença ambiental.
O projeto é fortemente apoiado pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e pelo presidente Jair Bolsonaro, adversário político de Doria embora tenha a oposição de ambientalistas e do seis vezes campeão mundial, Lewis Hamilton.
“É uma grande vitória para a cidade de São Paulo, uma grande vitória para o estado de São Paulo e uma grande vitória para o Brasil”, disse o governador.
“Não fizemos especulação, não fizemos projeções artificiais, não prometemos investimentos que não poderiam ser feitos”, acrescentou.
O consórcio Rio Motorsports seguirá os trâmites para construir a pista no Rio, que receberia corridas de motos e “outros projetos”, explicou à AFP uma assessora da entidade.
O circuito de Interlagos está incluído no calendário provisório da F1 para 2021, que tem um recorde de 23 corridas. A pista abrigou as provas ininterruptamente desde 1990, exceto neste ano, quando foi cancelada devido à pandemia.
O organograma deve ser aprovado pelo conselho mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), cuja próxima reunião será no dia 16 de dezembro.
A corrida de São Paulo está marcada para 14 de novembro de 2021 e sua conclusão depende da assinatura da prorrogação ou renovação do contrato, especifica o calendário. da AFP.