O Reino Unido publicou o texto de seu acordo comercial com a União Europeia neste sábado (26), apenas cinco dias depois de sair de um dos maiores blocos comerciais do mundo em sua maior transformação internacional desde a perda do império.
O acordo está em um documento de 1.246 páginas, com acertos sobre energia nuclear, intercâmbio de informações classificadas e uma série de declarações conjuntas.
O “Projeto de Acordo de Comércio e Cooperação entre a UE e o Reino Unido” significa que a partir das 23h de 31 de dezembro, quando o Reino Unido finalmente deixar o mercado único e a união aduaneira da UE, não haverá tarifas ou cotas sobre o movimento de mercadorias originárias de qualquer lugar entre o Reino Unido e a UE.
O tratado reconhece explicitamente que o comércio e os investimentos exigem condições para “igualdade de condições para que haja concorrência aberta e justa”.
Quanto aos serviços financeiros, que impulsionam a economia britânica, as duas partes simplesmente se comprometem a “estabelecer um clima favorável para o desenvolvimento do comércio e dos investimentos entre eles”. Do R7.