A 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro vai colocar o Vitória mais uma vez na condição de visitante, situação que tem sido um pesadelo para os rubro-negros na atual edição. Para piorar, a partida é contra o líder da competição nacional, o América-MG, que é também o melhor mandante da Segunda Divisão. O encontro entre o Leão e o Coelho está marcado para logo mais, às 19h, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.
O Vitória já entrou em campo como visitante em 15 oportunidades e somou só 11 pontos. O time tem o terceiro pior aproveitamento da Série B quando o assunto são os jogos fora de casa: 24%. Já o América-MG soma, em média, 67% dos pontos disputados em seus domínios. O líder do campeonato venceu nove dos 16 jogos que fez como mandante e só perdeu duas vezes nessa condição.
Se os números não ajudam, o torcedor precisa buscar esperança em outro lugar. No caso do Rubro-Negro, essa esperança está no banco de reservas, de onde o treinador Rodrigo Chagas acompanha os jogos. Foi sob o comando dele que o time conseguiu o único triunfo como visitante nesta Série B.
Aconteceu há pouco mais de um mês, no começo de dezembro, quando o Leão fez 4 a 1 no Paraná, no estádio Durival Britto. Chagas foi questionado sobre esse jogo durante a semana, mas fez questão de lembrar que o desafio contra o América-MG apresenta um grau de dificuldade ainda maior.
“Momento diferente, contra uma equipe que está no topo, brigando pelo título”, afirmou Rodrigo Chagas. “Mas a gente sabe do potencial que nós temos na nossa equipe. Para esse jogo, mais do que nunca, assim como eu trabalhei nesse jogo contra o Paraná, acho que o que não pode faltar em nossa equipe é atitude, é guerrear, jogar, acreditar, não deixar o adversário jogar”, completou o treinador rubro-negro.
Chagas, por sinal, está invicto nos jogos fora de casa. Além de vencer o Paraná, ele empatou com o Cuiabá em 3 a 3, na Arena Pantanal, no outro compromisso que teve longe de Salvador, ainda na passagem como treinador interino. A única derrota do Vitória sob o comando dele aconteceu no Barradão, para o Confiança.
Desfalques
O Vitória não vai contar com Vico para o jogo no Estádio Independência. O atacante reclamou de dores na coxa e nem viajou com o grupo. Quem também ficou em Salvador foi o goleiro Ronaldo, que no começo da semana chegou a dar esperanças de que voltaria ao time.
Sem essas peças, Rodrigo Chagas deve manter César no gol e usar Ewandro como parceiro de ataque de Léo Ceará. Outras opções para atuar ao lado do camisa 9 são Mateusinho e Caíque Souza, que voltou a ser relacionado para uma partida da Série B.
A boa notícia é o retorno de Léo Morais. O lateral participou dos últimos treinos e fica como opção para enfrentar o Coelho. O titular, no entanto, deve ser Leandro Silva, conforme Rodrigo Chagas antecipou na última quinta-feira.
“Leandro é um jogador que veio do América-MG, conhece tudo em relação à equipe adversária. É um jogador que tem um comportamento defensivo muito grande, muito bom; um poder de marcação excelente. Tem o tempo de bola aérea muito bom. É um jogador que vai estar nos ajudando nessa partida”, disse o comandante do Rubro-Negro.
AMÉRICA-MG X VITÓRIA – 33ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), às 19h
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares (RJ) Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Thiago Rosa de Oliveira (ambos do RJ)
América-MG – Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Anderson Jesus e Sávio; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Ademir, Felipe Augusto e Rodolfo. Técnico: Lisca
Vitória – César; Leandro Silva, João Victor, Wallace e Rafael Carioca; Guilherme Rend, Matheus Frizzo, Fernando Neto e Thiago Lopes; Ewandro e Léo Ceará. Técnico: Rodrigo Chagas. Informações do Portal A Tarde.