Câmara de Camaçari contará com sistema de automação para gestão das sessões plenárias

Os servidores da Câmara Municipal de Camaçari participaram, na manhã desta terça-feira (16/02), de um treinamento para utilização de novo sistema do painel eletrônico que será implantado no Plenário Osvaldo Nogueira. O painel faz parte do processo de automação das sessões plenárias, que segue como um dos projetos de modernização da Casa Legislativa que serão implantados pela atual gestão.

Com o novo sistema de gestão das informações legislativas, será possível a realização das sessões e audiências em plenário com informações já dentro de um ambiente digital, no qual estão armazenadas, por exemplo, as informações de proposições a serem apreciadas pelos parlamentares. Além disso, o próprio processo de votação das matérias passará a acontecer dentro do sistema, possibilitando que o vereador registre presença em plenário e o próprio voto nesse ambiente digital, através de um aplicativo que será acessado através de senha individual.

Segundo o responsável pelo desenvolvimento do projeto, André Portugal, o sistema conta com quatro ambientes. “Temos dois ambientes web e dois Apps que possibilitam a alimentação e a gestão dessas informações legislativas durante a realização das sessões plenárias. Isso facilita a vida dos servidores que trabalham com o trâmite das proposições legislativas e dos próprios vereadores que utilizam a ferramenta como otimizadora dos trabalhos em plenário”, explicou.

Para o diretor legislativo, Danilo Lemos Baqueiro, toda mudança exige cautela e adequação. “Estamos aqui propondo uma mudança de cultura, a entrada em uma cultura digital. E toda mudança de cultura exige cautela no que é executado e adequação para que atenda uma realidade específica como é a nossa. Mas, é importante ressaltar que essas mudanças, essa modernização tem o objetivo primordial de facilitar e melhorar as condições de execução dos trabalhos realizados pelos servidores da Casa”, reforçou.

Os treinamentos seguirão acontecendo durante essa semana, para outras turmas de servidores, além de assessores parlamentares e os próprios vereadores.