A quantidade de ônibus circulando em Salvador será reduzida para 80% da frota neste final de semana, por causa do decreto que determina o fechamento do comércio a partir da noite desta sexta-feira (26). Serão 507 veículos, além de 12 reguladores, fazendo o transporte público coletivo, em 231 linhas na cidade.
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que, nesta sexta, os últimos ônibus sairão normalmente das estações às 21h30, levando os passageiros que chegam pelo metrô. Nas vias principais, a última viagem será às 20h30.
Da mesma forma que ocorreu durante o toque de recolher, os primeiros ônibus começarão as viagens às 5h e as últimas viagens partirão às 21h30 das estações de transbordo.
De acordo com o decreto do governo estadual, só poderão funcionar estabelecimentos comerciais que prestam serviços de saúde ou do ramo alimentício, como mercados e padarias.
O transporte por aplicativo funcionará normalmente durante o final de semana, sendo exigido o cumprimento dos protocolos de saúde como distanciamento, higienização e o uso obrigatório de máscara.
No entanto, a partir das 20h, respeitando a determinação do toque de recolher, será necessário apresentar a necessidade de atendimento essencial ou comprovar a urgência do deslocamento. O aeroporto e o terminal rodoviário de Salvador funcionarão normalmente.
Para os Planos inclinados da Liberdade, Pilar e Gonçalves não haverá expediente externo. Nesta sexta-feira, os ascensores funcionaram normalmente até às 17h. Porém no sábado e domingo, os três equipamentos estarão fechados para o público.
Já o Elevador Lacerda não sofrerá mudança no funcionamento entre esta sexta-feira e domingo. O equipamento manterá seu atendimento das 7h às 20h, com a tarifa de R$ 0,15. Informações do G1.