O número de mortes por coronavírus em Camaçari, aumentou bastante nos últimos meses, que o cemitério da sede chegou ao limite da capacidade.
Os sepultamentos que aconteciam no cemitério Jardim da Eternidade, localizado no bairro da Gleba H, na sede do município, foram transferidos temporariamente para a unidade do distrito de Parafuso, até que novas vagas sejam abertas.
De acordo com a secretária de Serviços Públicos de Camaçari (SESP), Arlene Rocha, a média mensal de mortes aumentou três vezes mais na segunda onda da covid-19. Entre os anos de 2018 e 2020, a cidade tinha uma média de 100 sepultamentos mensais. Apenas entre os meses de janeiro e março deste ano, esse número dobrou, chegando ao registro de 200 mortes/mês.
Para solucionar o problema, a Sesp deve aumentar a capacidade dos cemitérios do município, com a construção de novas gavetas e ampliação das estruturas. Há a possibilidade de construção de um novo equipamento para atender tanto sede quanto orla. Até que a definição dessa nova estrutura na cidade seja efetiva, a secretaria apela para que as famílias de parentes sepultados procurem o órgão para autorizar a exumação de corpos, para que sejam liberadas vagas para novo mortos.
A situação foi debatida da câmara de vereadores no início do mês, quando o vereador Tagner Cerqueira (PT) propôs a construção de uma nova estrutura para abrigar novos mortos. A indicação número 143/2021, foi apresentada na Câmara no dia 6 de abril.
Veja o vídeo: