Bahia recebe o CRB em busca de vaga na semi da Copa do Nordeste

Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia

O Bahia nunca perdeu para o CRB jogando em Salvador. Em 16 jogos, são 13 triunfos e três empates. O número seria suficiente para dar confiança ao Esquadrão para as quartas de final da Copa do Nordeste, disputada neste sábado, 17, às 16h, contra o Galo da Pajuçara, em Pituaçu. Contudo, um outro dado preocupa: na temporada, o Tricolor de Aço não venceu nenhum clube da Série B. Perdeu para o Vitória, no Barradão, e para o CSA, outro alagoano, no estádio Rei Pelé.

Essa contrapartida coloca a atual equipe do Bahia, treinada por Dado Cavalcanti, em uma prova de fogo nesta tarde. Além do motivo já citado, é a primeira vez que o comandante, desde que assumiu o elenco principal, pode alcançar uma sequência de três triunfos consecutivos.

O retrospecto dele em jogos mata-mata, até agora, é bom. Nos dois confrontos disputados pelo Esquadrão neste ano, válidos pela Copa do Brasil, o time passeou. Goleou Campinense, por 7 a 1, e Manaus, por 4 a 1. O torneio nacional, nas primeiras fases, tem o mesmo formato das quartas de final do Nordestão: jogo único.

Em 2020, o Bahia também se saiu bem nesse formato. Passou por Botafogo-PB e Confiança até chegar à final. Na decisão, todavia, perdeu os dois duelos – ambos em Salvador – para o Ceará.

Possível diferencial

Um fator que pode pesar a favor do Bahia é o fato de o clube ter treinado durante toda a semana para se preparar para a partida. A “semana cheia”, como costuma ser chamada, é muito valorizada por Dado Cavalcanti.

“Os números comprovam o quanto a gente é eficiente quando temos a semana cheia. Fizemos uma boa semana. Conseguimos trazer informações específicas do nosso adversário, tentamos corrigir coisas que ficaram sobrando do jogo passado, contra o ABC. E essa condição é importante, mas o que vai ser decisivo vai ser a forma que vamos entrar em campo. Em um jogo eliminatório, as atenções precisam ser mais redobradas, o nível de concentração mais elevado, e se assim fizermos, a possibilidade de êxito é muito maior”, afirmou o treinador, em entrevista coletiva.

De fato, os números comprovam a afirmação de Dado. Desde que chegou ao comando do Esquadrão, o comandante acumula três triunfos, um empate e uma derrota nessas situações. São 11 gols marcados e apenas três sofridos. O revés foi na segunda partida do treinador pelo clube, contra o Grêmio, por 2 a 1, em Porto Alegre, pelo Brasileirão da última temporada.

O CRB, por sua vez, esteve em campo pela Copa do Brasil, na última terça-feira. Em Belém, eliminou o Paysandu, ao vencer por 2 a 1. A trajetória do Galo nesta temporada impressiona. Das 14 partidas que disputou, venceu nove, empatou quatro e perdeu apenas uma. A derrota foi para o Fortaleza, líder do Grupo B, pela Copa do Nordeste, por 1 a 0.

No torneio regional, inclusive, o clube de Alagoas fez bonito. Ficou com a terceira colocação do Grupo A, com 13 pontos, atrás do Bahia por causa do menor número de vitórias: três contra quatro.

Estudo final

No último dia de preparação do Bahia na Cidade Tricolor antes da partida deste sábado, 17, o técnico Dado Cavalcanti comandou uma atividade tática, intercalada com um treino físico. Depois, os jogadores fizeram cobranças de pênaltis – em caso de empate, o duelo será decidido na marca da cal.

O volante Jonas, com desconforto na coxa, e o goleiro Mateus Claus, recuperando-se de lesão, continuaram com seus respectivos tratamentos. Contra o CRB, Dado deu indícios de que deve repetir a escalação do último jogo.

“O time tem dado respostas significativas em relação às ideias de jogo. Quanto a isso não existem dúvidas, independentemente dos resultados. E acredito que evoluímos no equilíbrio. Acho que a repetição da escalação tem trazido benefícios para essa evolução. A minha ideia é repetir a escalação por vários jogos, e fazer as correções que eu achar que precisam ser feitas durante os jogos”, afirmou.

Contratação

O nome do atacante Thonny Anderson, que pertence ao Red Bull Bragantino, foi publicado na sexta, 16, pelo Bahia No Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele chega por empréstimo, até o final de 2021, e, com a inscrição, poderá disputar a Copa do Nordeste pelo Tricolor. Informações do Portal A Tarde.