Camaçari: Embasa vai ampliar serviços de abastecimento de água tratada na região da orla

A Embasa está ampliando o serviço de abastecimento de água em localidades situadas na faixa litorânea de Camaçari. As ações vão promover avanços importantes nos empreendimentos executados pela empresa. Com 87% das obras executadas, a ampliação do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) Machadinho Sul vai beneficiar cerca de 93 mil habitantes das localidades de Machadinho, Parque das Mangabas, Monte Negro, Serra Verde, Areias, Jáua, Cajirus, Málicia, Alphaville, Catu de Abrantes e Busca Vida, além de áreas de expansão da estrada das Cascalheiras. A previsão de conclusão é até o final de julho deste ano.

Dentre as estruturas em fase final de implantação, estão dois reservatórios de 4 mil metros cúbicos cada um, 4,4 quilômetros (km) em adutoras e mais de 27 km de redes distribuidoras, além da ampliação da estação de tratamento de água (ETA) já existente. O total investido chega a R$ 28,2 milhões, incluindo recursos próprios da Embasa e do Orçamento Geral da União (OGU).

O conjunto de obras vem para acompanhar o crescimento urbano da região, área de grande fluxo de população flutuante que é atraída pelas praias bem conhecidas do veraneio baiano. “Trata-se de uma região com grande quantidade de empreendimentos habitacionais recém implantados e em implantação. Os serviços no SIAA Machadinho Sul, por exemplo, visam ao aumento da capacidade de tratamento de 180 litros por segundo (l/s) para 495 l/s e o aumento da capacidade de reservação de 900 metros cúbicos (m3) para 8.900 m3. O processo de distribuição também ganhará aprimoramento operacional, adequando a oferta de água produzida à demanda real gerada pelo consumo dos usuários” aponta Rita Bonfim, diretora de Empreendimentos da Embasa.

Melhoria no abastecimento

Entregue em agosto do ano passado, a ampliação do sistema de abastecimento de água Machadinho Norte aumentou a oferta de água em outras localidades do litoral de Camaçari, a exemplo de Arembepe, Canto de Arembepe, Barra do Jacuípe Sul, Sapato, Interlagos, Estiva, Piabas, Mosqueira, Açu da Capivara, Rancho Alegre, Recanto dos Pássaros, Cachoeira, Caminho do Mar e Caminho do Rio.

“Estas melhorias adequaram a oferta da água produzida à demanda em um sistema que possui uma peculiaridade complexa devido à população flutuante”, afirma Rodrigo Thompson, gerente de operação de água da unidade regional da Embasa em Camaçari. Ele explica que, com a pandemia do coronavírus e a possibilidade de home office, muitas pessoas que antes frequentavam a orla de Camaçari somente aos finais de semana ou feriados passaram a residir em suas casas de veraneio. “Houve, de fato, um incremento expressivo na população fixa e essa obra de grande porte veio em momento oportuno para atender esse aumento de demanda. O incremento no volume de água disponibilizado vem evitando intermitências e garantindo o atendimento eficaz destas áreas”, destaca.

Aproximadamente 80 mil habitantes foram diretamente beneficiados pelo empreendimento que teve investimento de mais de R$ 42 milhões, entre recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e próprios da Embasa. A obra contemplou a construção de um centro com três reservatórios, dotando o sistema de uma capacidade de reservar 7.150 m3. A estrutura montada incluiu a implantação de mais de 7 km de adutora, uma estação de bombeamento e mais de 21 km de rede distribuidora, além da perfuração de seis novos poços. Informações da Embasa.