O Bahia guarda boas lembranças do último duelo contra o Fortaleza, adversário deste sábado, em jogo que fecha o primeiro turno da Série A do Brasileiro. Nos pênaltis, a equipe baiana bateu o rival cearense e avançou à final da Copa do Nordeste, sagrando-se campeã da competição pela quarta vez logo em seguida.
Como o Fortaleza havia feito melhor campanha, a partida foi disputada no Castelão. Essa era a única vantagem, já que, em caso de empate, a vaga seria decidida nos pênaltis, como, de fato, aconteceu.
Após 90 minutos de muita disposição, mas sem gols, o goleiro Matheus Teixeira pegou duas cobranças e se tornou o herói da classificação à final. Na ocasião, o titular Douglas Friederich, hoje no Juventude, havia testado positivo para Covid-19; segundo na hierarquia, Mateus Claus estava lesionado.
Foi ali, precisamente, que Teixeira se mostrou para a torcida tricolor e acabou assegurando a titularidade do time que ainda era treinador por Dado Cavalcanti.
Naquela reta final de Copa do Nordeste, prevalecendo sobre Fortaleza e Ceará para levantar a taça, o Bahia vivia o ápice da temporada. Hoje, a situação é completamente diferente. A equipe vive declínio técnico e afunda a cada rodada em direção à zona do rebaixamento.
Contando somente a Série A, são oito partidas sem vencer, com apenas dois gols marcados e 17 sofridos. Assim como aconteceu em boa parte da temporada passada, o Tricolor assumiu o posto de pior defesa do campeonato, com 30 gols sofridos.
A partida contra o Fortaleza é a chance de reabilitação para, quem sabe, fazer um segundo turno mais tranquilo. No histórico de confronto entre as equipes, o Bahia leva larga vantagem jogando em casa.
- Em 18 partidas, são dez vitórias, sete empates e apenas uma derrota.
- No confronto geral, são 15 vitórias para o Bahia, dez para o Fortaleza e outros 14 empates.
O problema é que, hoje, o momento é todo do Leão do Pici, que faz excelente campanha na Série A e ocupa a 3ª posição, com 33 pontos, seis atrás do líder Atlético-MG. Expectativa era de que a equipe estivesse até melhor colocada, mas deixou escapar pontos importantes em empates diante de Cuiabá e Juventude. São quatro jogos de invencibilidade em sequência, só que com três empates.
A partida entre Bahia e Fortaleza está marcada para este sábado, às 21h (horário de Brasília), no estádio de Pituaçu. Informações do Globo Esporte Bahia.