Em convenção partidária na manhã desta quarta-feira, 6, a executiva nacional do Democratas (DEM) aprovou por aclamação a fusão do partido com o Partido Social Liberal (PSL). O novo partido se chamará União Brasil.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa aprovar o novo partido. A expectativa da cúpula do DEM é de que o processo de fusão leve três meses para ser analisado pelos ministros.
O presidente nacional do DEM e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto espera que a fusão leve a formação da maior legenda do país. No entanto, o processo de fusão deve resultar na saída de diversos membros dos dois partidos. Se não contar com saída, o União Brasil terá uma bancada com 82 deputados na Câmara.
O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar deve assumir a presidência do União Brasil. Já ACM Neto deve assumir a secretaria-geral do novo partido.
Os únicos votos contrários na convenção partidária desta quarta foram o do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzzoni e os convencionais do Rio Grande do Sul.
Também nesta quarta, membros do PSL votam a proposta de fusão, e o resultado ainda não foi divulgado, mas a aprovação deve ser concretizada. Informações do Portal A Tarde.