Apesar do empate em 0 a 0 com o Palmeiras, os 4.509 torcedores do Bahia presentes na Arena Fonte Nova, no retorno do público após um ano e sete meses e o outros tantos que acompanharam a partida de suas casas ficaram aliviados e esperançosos com mais uma boa partida do Tricolor sob o comando de Guto Ferreira.
Com o domínio completo no segundo tempo, o Bahia só não saiu vitorioso devido a enorme atuação do goleiro Jailson, em noite inspirada. A partida foi aprovado pelo novo ((velho) comandante, que apesar de pontuar diversas oportunidades de melhora, pontuou que a equipe está no caminho certo para voltar a vencer e se livrar do rebaixamento.
“Tem muita coisa para melhorar, tem muita coisa para acrescentar. Vamos com calma. O time tomava gol praticamente em todos os jogos; não tomou gol. A equipe foi bastante agressiva, teve um volume de jogo altíssimo contra o terceiro colocado Campeonato Brasileiro, finalista da Libertadores. O que nos dá indício de que nós estamos no caminho certo. Nós vencemos o jogo no sábado. E hoje tivemos um desempenho de um bom nível, onde o detalhe fez com que a gente não vencesse”, disse Guto Ferreira em entrevista coletiva após o jogo.
Em seus dois primeiros jogos, o treinador conseguiu um feito que só foi alcançado uma vez em todo o campeonato: não sofrer gol em partidas consecutivas. Isso só aconteceu entre a 9ª e a 10ª da Série A. Guto ressaltou o feito da equipe, que tem a segunda pior defesa da competição, com 38 gols sofridos, melhor apenas que a lanterna Chapecoense.
“Isso é um avanço. O que mostra que o grupo é qualificado. Quando o grupo se fecha e se ajuda, consegue ter o rendimento que vem tendo. Duas partidas dificílimas, contra dois adversários difíceis. Todos eles dentro do G-10. E não tomamos gol. Finalista da Libertadores e finalista da Sul-Americana, completo, dentro do estádio deles. Acho que isso mostra que o Bahia tem potencial para fazer uma campanha de crescimento, retomada. E chegar no lugar que merece no final da competição, que é estar na Série A e brigando por uma competição internacional”, pontuou o treinador.
Apesar de aprovar a atuação, Guto lamentou os pontos perdidos ao deixar de vencer. Mas ele voltou a pontuar a atuação de Jailson, que fez pelo menos duas defesas difcílimas em finalizações de Gilberto e Mugni. O treinador preferiu olhar o lado positivo para não atrapalhar o bom momento.
“Frustrar, a gente sai lamentando, pelo volume de jogo, quantidade de chances. Mas a gente não pode ficar lamentando também. Hoje muitas das chances foram paradas no goleiro. Não foi deficiência de finalização. Foi qualidade do goleiro adversário. É ter os pés no chão, manter o equilíbrio. Saber que, a cada jogo, nós temos que melhorar um pouco mais. Mas saber que estamos no caminho certo. Qualquer tipo de negatividade neste momento pode atrapalhar todo o processo de crescimento que a equipe vem tendo”, falou.
Questionado sobre o que faltou para conseguir a vitória, Guto Ferreira ainda brincou com o goleiro Jailson, mas também reconheceu uma certa ansiedade na equipe, que precisa ser melhor trabalhado. Além disso, ele também reconheceu que houve excesso de cruzamentos na área adversária.
“De repente, amarrar o Jailson ou tirar um pouquinho mais… Estivemos um pouco ansiosos em alguns momentos também. Acho que a gente se precipitou com excesso de cruzamentos, e os cruzamentos não foram tão qualificados. À medida que você vai ganhando confiança, isso vai se colocando no lugar certo. E aí vai tendo a tranquilidade. Porque qualidade a equipe demonstrou”, afirmou o treinador.
Guto Ferreira terá alguns dias para trabalhar a equipe, que tem um confronto direto na luta contra o rebaixamento, no sábado, 16, contra o América Mineiro, na Arena Independência. O Tricolor é o 17º colocado da Série A, com 27 pontos conquistados. Informações do Portal A Tarde.