Géssica Barbosa, moradoradora de Dias D’ávila, entrou em contato com a nossa equipe para pedir ajuda para transferir dona Gilvania Bispo dos Santos, 60 anos, sua mãe, internada na UPA de Dias D’Ávila, para uma UTI.
De acordo com o relato que ela faz num vídeo, publicado nas redes sociais, dona Gilvania está internada desde o último dia 10 de setembro. Na ocasião, ela deu entrada naquela unidade de saúde, para tratar um problema vascular. Estava com uma veia obstruída, precisava de um cirurgião vascular para realizar o tratamento. E chegou ali com um ferimento em um dos calcanhares. O quadro teria se agravado e a mulher foi levada para a chamada sala vermelha, uma espécie de semi-UTI, há pelo menos quatro dias, naquela mesma unidade.
Ainda conforme as informações da filha, a paciente está intubada, mas a Unidade de Pronto Atendimento de Dias D’ávila não tem estrutura para mantê-la internada. Inclusive, ela relata ainda que o quadro de saúde da sua genitora tem se agravado a cada dia que passa. Ela ainda contou que sua mãe sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há pelo menos quatorze anos.
Ela faz um apelo para conseguir ajuda na transferência de sua mãe: “eu gostaria de pedir a vocês, que pelo amor de Deus, me ajudem, me ajudem, pelo amor de Deus, para salvar a vida de minha mãe! (…) Agora, só Deus! Está nas mãos de Deus, e alguém que Deus enviar, que puder, realmente me ajudar para conseguir essa vaga para minha mãe, que ela precisa urgente de uma UTI para começar a fazer os tratamentos dela(sic)”.
Confira o relato da moça:
“O problema dela é que ela deu entrada no hospital no dia dez do mês passado com problema vascular esperando uma regulação para passar por um cirurgião vascular para desobstruir uma veia obstruída, e foi com ferimento no calcanhar direito. E, com isso, a ferida não estava cicatrizando devido as pernas não estarem com oxigênio, o sangue não estava passando para as pernas e ela vai fazer quinze anos que sofreu um AVC.
Então isso já acarretou também outros problemas e faz quatro dias hoje que ela foi transferida por que ela sentiu uma falta de ar constante, não conseguia respirar direito e aí subiu para a UPA e chegando lá ela teve uma piora e eles decidiram fazer a intubação dela, porque eles disseram que ela estava forçando para respirar, como ela já é de idade, o coração dela poderia não aguentar esse es forço todo para respirar e ele poderia vir a ter uma parada cardíaca. Eles acharam melhor fazer a intubação dela e deixá-la sedada, como ela se encontra hoje.
E agora, nós estamos precisando urgente de uma UTI, um hospital que tenha UTI para cuidar dela. Eles estão com suspeita de trombose, e a trombose tenha subido para o pulmão, por isso essa falta de ar dela. Eles não têm certeza, por que aqui não tem estrutura para para eles fazerem um Raio X para ela começar a tomar os antibióticos por causa da ferida que cada vez se agrava e o problema dela que é o problema vascular, das pernas.
Então cada dia que passa, é uma luta constante. Minha mãe só piora De anteontem para ontem, ela teve queda de pressão, que isso não é legal. Eles tiveram que aumentar a dose das drogas que eles usam para poder fazer a sedação para o corpo dela se habituar a intubação e eles aumentaram a dose devido a essa queda de pressão dela para poder estabilizar a pressão, o açúcar… Então, minha mãe se encontra numa situação muito, muito delicada.
Eu gostaria de pedir a vocês, que pelo amor de Deus, me ajudem; me ajudem, pelo amor de Deus! para salvar a vida de minha mãe! Agora, só Deus! Está nas mãos de Deus e alguém que Deus enviar que puder realmente me ajudar para conseguir essa vaga para minha mãe, que ela precisa urgente de uma UTI para começar a fazer os tratamentos dela”.
Ouça o áudio:
Em resposta à nossa equipe, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), informou que “a Central Estadual de Regulação está em busca de uma unidade que possa atender o perfil da paciente”.