Prestes a disputar mais um jogo de vida ou morte na Série B, o Vitória perdeu Eduardo, uma arma importante na tentativa desesperada de evitar o rebaixamento. O meia levou cartão amarelo na derrota para o CSA, na última terça-feira, e desfalca a equipe no duelo contra o Avaí.
O cartão amarelo foi o terceiro da série, por isso ele está suspenso. É a primeira vez que isso acontece na competição – ele também levou amarelo contra CRB e Ponte Preta.
A ausência não poderia acontecer em pior momento. Eduardo ganhou a confiança de Wagner Lopes e foi titular nos últimos sete jogos do Vitória, entre Série B e Pré-Copa do Nordeste. Durante esse período, marcou, de falta, o gol que garantiu o triunfo sobre o Sampaio Corrêa, encerrando um jejum de seis jogos sem balançar as redes
Antes dessa sequência como titular, Eduardo nunca havia conseguido se firmar na equipe, sofrendo com algumas lesões. Para se encaixar no esquema de Wagner Lopes, ele passou a atuar como segundo volante. Dessa forma, o treinador aproveita o bom passe e os chutes potentes de média distância do atleta.
Usar Eduardo como volante foi uma aposta de Wagner, que precisava melhorar a construção ofensiva do time e também a pontaria. O Vitória tem o segundo pior ataque da Série B, com 23 gols marcados em 33 jogos, média de 0,69 por jogo. Somente o Brasil de Pelotas, lanterna da competição, balançou menos as redes adversárias (21).
Sem o meia, Wagner Lopes vai precisar encontrar uma solução rápida para o duelo diante dos catarinenses. A opção mais lógica é a entrada de Fernando Neto, que tem características similares e substituiu Eduardo em três dos últimos sete jogos do Vitória, inclusive quando ele precisou deixar o jogo contra a Ponte Preta no intervalo por causa de um trauma sofrido em campo.
Eduardo também foi substituído por Samuel, Caíque Souza e Alisson. No entanto, é difícil imaginar que o treinador rubro-negro opte por um desenho tão ofensivo, que traria um desequilíbrio para a equipe. Outra opção para o meio é Cedric, que não atua como titular desde o dia 22 de setembro, no empate com o Coritiba.
O duelo entre Avaí e Vitória, na Ressacada, está marcado para esta sexta-feira, às 19h (horário de Brasília). Informações do Globo Esporte Bahia.