Por dívida com o Boca Juniors, Vitória está impedido de registrar novos jogadores até 2023

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória / Divulgação

O Vitória está impossibilitado de registrar novos jogadores por três janelas de transferência, até 2023. E, de acordo com o que foi apurado pela reportagem do ge, a punição não é algo novo. O clube foi notificado pela Fifa há cerca de dois meses e, desde então, está ‘bloqueado’ no sistema da entidade máxima do futebol.

A punição é referente a uma dívida com o Boca Juniors pela contratação do atacante Walter Bou. O valor das parcelas atrasadas corresponde a 180 mil dólares, cerca de R$ 1 milhão na cotação atual. Ainda de acordo com o que foi apurado pela reportagem, o clube fica livre do gancho caso efetue o pagamento. Mas não há perspectiva para isso.

Internamente, a cúpula rubro-negra entendeu que, como não havia mais um prazo paga pagamento, o clube deveria concentrar as atenções na reta final da Série B e deixar para resolver a situação com a Fifa só após o término da competição nacional, já com uma definição sobre o futuro do clube em 2022.

Walter Bou chegou à Toca do Leão com vínculo de empréstimo em 2017, quando o Rubro-Negro era gerido por Ricardo David. Dois anos depois, já na gestão de Paulo Carneiro, o Vitória foi notificado sobre o caso pela primeira vez. Na época, o cartola renegociou a dívida com o clube argentina para evitar uma punição.

Sem o pagamento das parcelas renegociadas, o Boca Juniors voltou a acionar o clube brasileiro na justiça em 2021.

Mais dívidas

O Vitória convive com outras dívidas, que ainda não geraram punições ao clube. São os casos das contratações de Jordy Caicedo e João Victor, ambas em 2019. O atacante veio do Universidad Católica-EQU e o zagueiro estava no Santa Cruz.

Dos três atletas (Walter Bou, Jordy Caicedo e João Victor), o defensor é o único que segue no clube. Ainda em relação a João Victor, o ge apurou que já houve uma solicitação de penhora pela Justiça Federal.

Filme repetido

Essa não é a primeira vez que o Vitória fica impedido de registrar jogadores por conta de dívidas com outros clubes. Em dezembro de 2020 o Rubro-Negro foi punido pela Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que na época atendeu a reclamações de outras equipes brasileiras. A situação foi resolvida em feveriero deste ano. Informações do Globo Esporte Bahia.