Camaçari: Cursos de qualificação profissional são iniciados na sede e na costa

Foto: Jean Victor/ PMC

Cumprindo a missão de proporcionar aos munícipes conhecimentos que lhe permitam qualificação e atualização para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), iniciou nesta segunda-feira (7/1) os cursos de capacitação profissional na sede e na costa do município. No período da manhã teve início no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), o curso Costureiro de Máquina Reta, com carga horária de 200 horas-aulas.

A iniciativa visa ainda fomentar a independência financeira das pessoas que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e beneficiários do Cadastro Único. A gestora da Sedes esteve no Ciat para acompanhar a abertura da capacitação. “Estamos iniciando hoje mais uma etapa dos cursos através dessa parceria com o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], lembrando que o compromisso da gestão do nosso município é oportunizar essas qualificações tanto para os moradores da sede quanto da costa”, falou.

O coordenador de cursos do Senai, Iran Braga, falou da importância da qualificação profissional como fator relevante para o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. “É um curso rápido, com 90% das aulas práticas. Efetivamente os alunos terminam o curso com o conhecimento necessário para ingressar no mercado de trabalho, tanto como funcionários, como também sendo empreendedores, gerando a sua própria renda”, falou.

Moradora da Gleba A, Rita de Cássia explicou que a capacitação vai ajudá-la a aprimorar o conhecimento básico que já tem. “Assim que soube do curso, corri para fazer a inscrição. Eu não tenho palavras para agradecer essa oportunidade”, disse.

Maria Helena Santana, residente do Jardim Limoeiro, falou de suas expectativas em relação à qualificação. “Está sendo muito gratificante fazer parte deste curso. Eu tinha muita vontade de aprender a costurar, e no meu caso que estou desempregada, tenho certeza que essa oportunidade vai possibilitar que eu trabalhe por conta própria”, concluiu.

Além do curso Costureiro de Máquina Reta, também terá início no Ciat, no período da tarde, o de Fabricação de Bolsas em Tecido. Já na costa, em Vila de Abrantes, ocorrem os cursos de Costureiro de Máquina Reta e de Confeccionador de Sandálias. Para cada capacitação foram ofertadas 20 vagas. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Sedes e o Senai, e conta com o apoio da Secretaria do Turismo (Setur). Informações da ascom.