Três detentos da Penitenciária Lemos Brito, que fica no Complexo Penitenciário da Mata Escura, no bairro de mesmo nome, em Salvador, fugiram da unidade na tarde de sábado (5). Até a manhã desta segunda-feira (7), o trio não havia sido preso.
Os homens fizeram um buraco na parece de um dos módulos da prisão e seguiram pelo matagal. Um vídeo gravado de dentro da cela mostra o local por onde os detentos conseguiram escapar. Os nomes deles ainda não foram divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), que detalhou que os fugitivos cumpriam pena por sequestro, estupro e roubo.
O pavilhão onde fica o módulo já havia sido interditado por causa do mau estado de conservação, mas continua sendo utilizado por aproximadamente 110 condenados.
Fuga em dezembro e rebelião em fevereiro
Esta é a segunda fuga registrada no Complexo Penitenciário da Mata Escura em cerca de dois meses. No dia 24 de dezembro de 2021, quatro detentos também fugiram do Presídio Salvador, que fica na mesma unidade prisional. A secretaria não divulgou se eles foram reencontrados.
Depois disso, no dia 20 de fevereiro, uma rebelião causada a partir de uma briga entre membros de facções criminosas rivais matou cinco custodiados e feriu outros 17. Armas de fogo, facas, facões, drogas e celulares foram apreendidos durante revista após o motim.
A Penitenciária Lemos Brito abriga apenas presos homens, já condenados em regime fechado. Já o Presídio Salvador recolhe os presos preventivos e provisórios da capital e, em caráter excepcional, os do interior do estado.
Outros casos
Outras fugas de penitenciárias foram registradas recentemente em outras cidades da Bahia. No último mês, quatro detentos escaparam do Presídio de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, na madrugada do dia 24 de fevereiro.
Eles improvisaram uma corda, com pedaços de pano, para pular o muro e sair do local. Um deles foi preso no mesmo dia e os outros três ainda são buscados pela polícia.
No dia 7 do mesmo mês, ao menos sete homens fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis, cidade do extremo sul da Bahia. De acordo com a direção do presídio, os internos subiram pelo pavilhão da carceragem, fizeram um buraco e escaparam por ele. Informações do G1.