Ainda sem apoiar publicamente nenhum pré-candidato à Presidência, o União Brasil pode chamar Ciro Gomes (PDT) para uma rodada de conversas entre partidos que discutem lançar nomes da chamada terceira via. As informações são da Folha de S. Paulo.
Com o objetivo de lançar um único candidato, que possa se eleger diante da polarização entre Lula e Bolsonaro, União Brasil, MDB e PSDB tem mantido conversas em torno de uma candidatura única. A ideia de chamar Ciro Gomes para conversar é de dirigentes do partido formado pela união do PSL com o DEM, entre eles o presidente da sigla, Luciano Bivar.
Segundo integrantes do partido, a ideia de buscar Ciro para as conversas foi tratada em encontro da executiva da União Brasil nesta semana.
A ideia foi proposta pelo pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, que busca o apoio do PDT na sua candidatura. O argumento é de que o União Brasil é um partido grande, que agrega tempo de TV e que tem um fundo eleitoral robusto. Dirigentes da sigla dizem que nada impede de apoiar Ciro Gomes.
No entanto, aliados consideram praticamente nula a chance de ele vir apoiar o integrante do PDT por causa de divergências ideológicas.
À Folha o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirma que são permanentes as conversas com Bivar, com o secretário-geral da União, ACM Neto, e com o vice-presidente Antonio Rueda.
Outro que conversa com os partidos é Sérgio Moro (Podemos). Em conversa com o Bivar nesta semana, foi debatido os critérios que cada sigla quer apresentar para definir o candidato. No entanto, o ex-ministro conta com forte rejeição dos parlamentares originários do DEM. Via Portal A Tarde.