Sesau e Sedap se unem para promover saúde bucal aos pescadores e marisqueiras de Camaçari

Foto: Arquivo PMC

Em reunião ocorrida nesta terça-feira (26/7), na Unidade de Saúde da Família (USF) de Fonte das Águas, em Arembepe, o secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, através da Coordenação de Saúde, apresentou o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, e o presidente da Colônia de Pescadores de Camaçari Z-14, Manoel de Brito, o projeto que leva serviços odontológicos para os pescadores e marisqueiras do município em parceria com o OdontoSesc.

De acordo com Tiago Novais, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde (Sesau), “essas ações, além da garantir a promoção da assistência odontológica, visam também contribuir com a prevenção de complicações de origem bucal, a exemplo de infecções cardíacos, complicações da diabetes, prevenção ao parto prematuro e de outras infecções e alterações de origem
bucal. Com base nessa realidade, criamos um projeto voltado para este público, sob a orientação do secretário Elias Natan”.

Presidente da Colônia Z-14, Manoel de Brito não esconde a alegria com o projeto. “Com certeza é um serviço muito importante para nossa comunidade. Lembrando que, somos mais de mil pessoas cadastradas, entre pescadores e marisqueiras dos 42 quilômetros da Costa de Camaçari. Então, é importante que esse projeto chegue ao demais localidades da costa também”.

Em resposta ao pedido do gestor da colônia, o secretário Elias Natan informou que, “esse projeto só será encerrado quando passarmos em todas as associações de pescadores e marisqueiras de nossa costa. A ação começa na Colônia Z-14 como projeto piloto. Onde os pescadores e marisqueiras serão atendidos aqui no OdontoSesc. Nas associações demais, aquelas que não têm como enviar seus associados para atendimento aqui, nós levaremos nosso odontomóvel até a associação”.

Titular da Secretaria.do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Antônio Falcão agradeceu à Sesau pelo projeto e já pediu que o mesmo seja ampliado. “Depois que concluirmos essa ação com os pescadores e marisqueiras, já deixo aqui meu pedido para realizar um trabalho semelhante com os agricultores familiares de nossa cidade”.

A primeira ação acontece na próxima segunda-feira (1º/8), a partir das 9h, na Colônia Z-14, onde a equipe do OdontoSesc, juntamente com profissionais da Coordenação de Saúde Bucal, fez a apresentação do projeto para os pescadores e marisqueiras, e realizará a triagem dos pacientes para agendamento dos dados em que será atendido no odontomóvel. Informações da ascom PMC.