Com expectativa de visitar 75 milhões de domicílios até o final de outubro deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou, no dia 1º de agosto, em todo território nacional, o Censo Demográfico 2022. Em Camaçari, 280 agentes censitários percorrem as localidades da sede, costa e zona rural do município, coletando informações junto aos moradores.
A participação da população, recebendo os recenseadores do instituto, é muito importante, pois com as informações levantadas será possível perceber a realidade do local. Os resultados obtidos servirão de base para futuras tomadas de decisões, no enfrentamento de problemas sociais e econômicos, e na implementação de políticas públicas e planejamento de serviços que beneficiam toda a população.
Cada um das centenas de moradores dos diversos bairros da cidade que já receberam o servidor do IBGE em casa, pôde observar que os trabalhadores atuam, devidamente identificados com um crachá, contendo o nome completo e a matrícula. Além disso, eles usam colete, boné, uma bolsa com a marca do Censo e um aparelho de celular, disponibilizado pelo instituto, onde registram as informações da pesquisa.
Ao longo dos 25 dias de trabalho até aqui, a equipe de pesquisadores, entre eles, 14 Pessoas com Deficiência (PcDs), têm encontrado dificuldades para conversar com a população que, entre outras coisas, pensam que a entrevista pode demorar. Segundo informações do órgão, a pesquisa, que é baseada em dois tipos de questionários: o básico, com 26 questões; e o ampliado, composto por 77 perguntas, é considerada rápida, variando entre 5 a 15 minutos.
Além da rapidez, a segurança também tem sido priorizada nas visitas dos agentes, tanto com relação à identificação pessoal de cada um, como com as informações, que são confidenciais e protegidas por sigilo. Em caso de, ainda assim, não se sentirem totalmente seguros, os munícipes podem ligar gratuitamente para 0800 721 8181, de Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h, ou acessar o site Respondendo IBGE, através deste link. Informações da ascom PMC.