Liderança feminina no mundo dos negócios: confira a história de nove mulheres que conduzem empresas milionárias

De acordo com um levantamento realizado no último ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedorismo feminino segue em alta no país. Os dados revelam que 10,3 milhões de mulheres são donas ou gerenciam negócios pelo Brasil, esse número representa 34% de todos os empreendedores nacionais. Já o estudo Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Group junto ao Insper e divulgado pelo HSM Management, mostra que apenas 17% dos cargos de presidência das empresas são ocupados por mulheres. Apesar de não parecer, o dado é um avanço, já que em em 2019 era 13% e em 2017, primeiro ano da pesquisa, apenas 8%.

Muitas vezes, essas mulheres precisam lidar com a disparidade de espaço no mercado relacionado ao público masculino e sobrecarga de atividades, tanto no trabalho quanto em casa, em atividades domésticas e no gerenciamento familiar. Mesmo assim, a partir de suas histórias inspiram outras mulheres a liderarem suas vidas, carreiras e grandes empresas. Conheça histórias dessa força feminina que conduz empresas milionárias: 

Ketty de Jesus, sócia-fundadora da Yes! Cosmetics 

Assim como muitas outras mulheres, a professora Ketty de Jesus, de 55 anos, buscou a venda de cosméticos porta a porta como uma fonte de renda extra. “Eu era professora de Educação Física e para complementar a renda da família, comecei a trabalhar com cosméticos. Em determinada época, passei a ganhar mais como vendedora, que era um trabalho paralelo, do que como professora”, conta. Nos cinco anos que passou como distribuidora, a professora gerenciou cerca de sete mil revendedores, época em que conheceu o sócio e atual marido, Cândido Espinheira. Juntos lançaram a própria marca de produtos de beleza, a Yes! Cosmetics, rede de cosméticos 100% veganos, que atualmente conta com mais de 130 unidades em todo Brasil, além da presença pelo e-commerce e através da venda direta.

Vó Sônia, fundadora da Casa de Bolos 

Aos 78 anos, Sônia Ramos, ou simplesmente Vó Sônia, colhe os frutos de uma atitude empreendedora tomada no ano de 2010, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, quando fundou a Casa de Bolos, maior rede de bolos do Brasil e pioneira no segmento. Tudo começou quando Rafael, seu filho caçula, perdeu o emprego e a família se viu obrigada a encontrar uma maneira urgente de complementar a renda para fechar as contas do mês. A ideia de fazer os bolos caseiros e alugar uma pequena sala no centro da cidade conquistou não apenas a vizinhança, como também pessoas que passaram a encomendar as iguarias e fazer o “boca a boca”, a propaganda mais eficaz do mundo. De bolo em bolo, o negócio prosperou, em 2011 entrou para o franchising e hoje conta com mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil e alcançou o faturamento de R$ 410 milhões em 2022. 

Camila Miglhorini, CEO e fundadora da Mr. Fit

Enquanto algumas mulheres começam despretensiosamente no empreendedorismo, outras já vislumbram o mundo aos seus pés. Foi pensando em conquistar todo Brasil e outros países da América e Europa, que a jovem nascida no interior de São Paulo, Camila Miglhorini, criou o Mr. Fit, primeira rede de fast food saudável do Brasil. O negócio que já nasceu formatado para ser franquia, teve sua primeira unidade aberta em 2013, na cidade de Paulínia, interior paulista, e hoje conta com mais de 640 franquias espalhadas pelo Brasil e no exterior. A rede encerrou o ano de 2023 com faturamento de R$ 152 milhões, projeta para 2024 abrir mais 52 unidades físicas e alcançar o faturamento de R$ 200 milhões. 

Giordania Tavares, CEO da Rayflex

Destaca-se em um ambiente predominantemente masculino: o da indústria. Com 46 anos, Giordania Tavares, que sempre acompanhou de perto a empresa fundada pelo pai, afirma que costuma ser a única líder feminina entre os seus competidores. Começou a trabalhar na Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina, na área administrativa até conseguir bagagem para conquistar o espaço na diretoria. Dentro da companhia não encontrou desafios por ser mulher, mas, fora sente que ainda existe o estigma das mulheres serem incapazes e hoje é CEO. Firme nas palavras e gestos, é ela quem decide e encabeça importantes reuniões com homens líderes de outras empresas.

Aline Médici, co-fundadora e diretora técnica da Ad Clinic

Aline Médici, 34 anos, descobriu por qual área gostaria de seguir logo durante seu estágio em biomedicina. Em 2012, se formou e no mesmo ano engravidou. Conciliando a maternidade com a carreira de vendedora, começou a fazer alguns serviços de estética, já que tinha equipamento próprio. Após dois anos, assumiu o posto de responsável técnica de uma clínica da cidade, despontando como uma das primeiras profissionais da região. Casada, com dificuldades financeiras e um bebê de colo, Aline, ao lado do marido Rodrigo, foi na contramão do que se convencionou procurar numa situação dessa e com apenas R$ 5 mil, valor que havia sobrado da venda do carro para pagar uma dívida, criou em 2014, a Ad Clinic, rede de clínicas de estética completa que trabalha com os três pilares mais importantes da estética: o tratamento corporal, a harmonização facial e a depilação definitiva, além de tratamentos mais específicos como lipo sem cortes e massagens.

Jucelaine Alvarenga, sócia-fundadora da Help Multas

Jucelaine Alvarenga, é ex-servidora do Poder Judiciário, e ao lado do sócio e marido, Roberson Alvarenga, começou a dar os primeiros passos no empreendedorismo na adolescência, aproveitando as idas ao Paraguai quando iam visitar alguns familiares dele, para adquirirem produtos e abastecer um bazar que a jovem tinha dentro da locadora de vídeos dos pais. O casal vendia cesta de café da manhã, ursinhos de pelúcia, CD’s com músicas diversas e tudo o mais que conseguissem fazer. Foi em 2016, que tiraram o sonho do papel e criaram a Help Multas, uma rede especializada em recursos de multas de trânsito, e Jucelaine passou a gerenciar a empresa para que crescesse e foi a maior incentivadora na hora de transformá-la em franquia.

Claudia Consalter, diretora executiva e sócio fundadora da OrthoDontic Formada em odontologia pela Universidade Estadual de Londrina, desde o começo da carreira como dentista e empreendedora, quando ainda atendia em seu consultório particular, Claudia Consalter, já pensava no quê mais ela poderia fazer de diferente além dos atendimentos clínicos. Foi então que em 2002, se juntou com mais quatro amigos recém-formados para tornar o tratamento ortodôntico mais acessível a todos. Eles criaram a OrthoDontic, a maior rede de franquias de ortodontia do Brasil, com mais de 350 unidades espalhadas por todo o país. Em 2004, a rede encontrou no sistema de Franchising a melhor alternativa para expandir a marca por todo o Brasil e desde então, mais de sete milhões de pessoas já foram atendidas. Segundo Claudia, o segredo do sucesso é que essa veia empreendedora venha acompanhada de um mínimo de conhecimento administrativo e financeiro para que haja crescimento e que ele seja sustentável dentro da empresa. A empreendedora também ressalta a importância do perfil feminino dentro dos negócios: “as mulheres são mais ponderadas e detalhistas. Em uma tomada de decisão, costumamos avaliar vários cenários e os desdobramentos e impactos de cada um”, disse. Há um ano, a OrthoDontic se juntou ao grupo OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades em operação e que integra a SMZTO Holding de Franquias.

Priscila Aguiar, CEO da Academia Gaviões

Priscila Aguiar, 40 anos, desde dos anos 2000 como CEO da rede Academia Gaviões, antes disso atuou por 15 anos como professora na rede nas aulas coletivas e nas de musculação. Aguiar é formada em Educação Física com pós-graduação em Fisiologia e MBA em Gestão de Pessoas. Ela cresceu junto com os irmãos dentro das dependências da academia fundada por seu pai, Leonildo Aguiar em 1974. Hoje, a Gaviões conta com 63 unidades em todo Brasil e foi a primeira a funcionar 24 horas em São Paulo. Nos planos estão previstas chegar até 2025 com 100 unidades, incluindo unidades fora do Brasil, começando pelo Paraguai. 

Juliana Pitelli,  Sócia e Diretora de Expansão da Maria Brasileira

Hoje, aos 45 anos, Juliana Pitelli escreveu nos últimos 10 uma história de sucesso que a levou a se tornar sócia da Maria Brasileira, maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. No mesmo ano em que a rede entrou para o franchising, em 2013, Juliana passou a integrar a equipe de expansão e conciliava  com o trabalho de garçonete, que na época servia como complemento de renda. Durante mais de um ano, trabalhava de dia na Maria Brasileira e antes de sair já colocava o uniforme da pizzaria para ir direto até à 1h15. No primeiro mês na franqueadora vendeu quatro franquias e percebeu que essa era a oportunidade da sua vida. Desde que entrou, sempre foi a melhor vendedora e em 2016, ocupou o cargo de gerência do setor. Em novembro de 2020, Juliana foi convidada para se tornar sócia da rede e, no ano seguinte, assumiu o cargo. Atualmente é Sócia e Diretora de Expansão da rede, que está presente em todos os estados brasileiros com mais de 490 unidades e prevê faturar R$175 milhões em 2024.