Conselho Técnico define novidades para a Série A do Brasileirão 2024

Na última terça-feira (3) foi realizada a Reunião do Conselho Técnico da Série A do Brasileirão 2024. O evento foi realizado de forma virtual, com representantes dos 20 clubes da elite nacional, entre eles os baianos Bahia e Vitória.

Pela primeira vez na história da competição, foram convidados os 20 capitães das equipes. Na sede da CBF, no Rio de Janeiro, estiveram apenas o presidente Ednaldo Rodrigues, diretores da entidade, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, e outros presidentes de federações.

No encontro foram aprovadas algumas novidades para esta edição do campeonato, que será iniciada em 13 de abril. Uma delas foi a criação do Troféu Roberto Dinamite para o artilheiro do Brasileirão. A ação é uma homenagem ao ex-ídolo da Seleção Brasileira e do Vasco da Gama.

Também foram aprovadas a paralisação do campeonato durante os jogos da Seleção Brasileira nas Datas FIFA e o aumento do limite de estrangeiros de sete para nove, por clube, em cada partida.

“Mais uma vez temos que parabenizar a CBF e o presidente Ednaldo Rodrigues pela reunião democrática e histórica, com convite a cada capitão das 20 equipes que disputarão o Brasileirão. Todos que participaram puderam se manifestar, dar suas opiniões e aprovamos importantes medidas que vão fortalecer ainda mais o campeonato e o futebol brasileiro como um todo”, comentou Ricardo Lima.

Saiba mais sobre as novidades:

Datas FIFA

Mais uma vez, o Brasileirão será paralisado nos períodos de datas FIFA para seleções. Os clubes que tiverem jogadores convocados ainda terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período FIFA e suas partidas pelo Brasileirão.

VAR

A partir desta edição, com autorização da FIFA, os árbitros vão explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público nos jogos. Para isso, os profissionais utilizarão seus microfones, que serão abertos nos autofalantes dos estádios. A novidade foi testada na final da Supercopa Feminina 2024.

Limite de estrangeiros

Reivindicação dos clubes, o aumento do limite de atletas estrangeiros foi aprovado. Cada clube poderá inscrever até nove jogadores de outros países. Em 2023, o limite foi de sete atletas estrangeiros.

Na primeira rodada do Brasileirão, o Vitória, atual campeão da Série B, estreará contra o Palmeiras, atual campeão da Série A, no Barradão. Já o Bahia iniciará a disputa diante do Internacional, no Beira-Rio. As datas e horários dos jogos ainda serão divulgados pela CBF, que reservou os dias 13, 14 e 15 de abril para a rodada inicial.

Fotos: Joilson Marconne/CBF