Trabalho de inclusão através da equoterapia é homenageado pela Câmara de Camaçari

A Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta terça-feira (07/05), Sessão Especial para homenagear a equipe de paratletas do Centro de Equoterapia Nosso Lar, que recentemente foi a única representante do Nordeste no 33º Congresso Brasileiro de Quarto de Milha, realizado na cidade de Araçatuba, São Paulo, competindo na modalidade paratambor, obtendo diversas premiações

A atividade foi conduzida pelo vereador Jorge Curvelo (União), que foi o proponente da sessão e destacou a importância de incluir as pessoas com deficiência e também as portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na prática de esportes equestres. Ele destacou que o Centro de Equoterapia Nosso Lar, localizado no município, é um espaço que promove esta inclusão. “Aproveito a oportunidade para agradecer a colaboração de todos os envolvidos, inclusive membros de gestão municipal, aos pais, aos treinadores, às crianças e jovens atletas. Iniciamos esse trabalho enquanto secretário de esportes do município, quando fomos procurados por Zulmira Sena que nos apontou a necessidade de enviar esses atletas para competir fora de Camaçari. O esporte é o que leva alegria para esses paratletas, o que motiva, o que dá sentido a suas vidas. Ver a felicidade e o semblante de realização dessas crianças e desses pais não tem preço. São guerreiros que não desistem das batalhas”, afirmou.

A sessão contou com depoimento de pessoas envolvidas no dia-a-dia do Centro, como paratletas e familiares dos frequentadores do local. O paratleta Moisés Santos declarou sua satisfação em ter seu desempenho reconhecido. “Muito gratificante ter esse reconhecimento, pois é uma conquista muito importante para todos nós, para nossa cidade. Quero aproveitar e fazer um pedido. Vocês viram aqui um pouco da nossa realidade, mas são inúmeras as pessoas que estão fora do centro e que entram em contato para conhecer e frequentar o local. Por isso, peço a esta Casa que lute para manter esse trabalho na nossa cidade, pois ele mudou a realidade de muita gente e pode transformar muitas outras”, afirmou.

Já Maria de Lourdes, mãe de Lucas da Silva, que é frequentador do Centro de Equoterapia e tem Autismo Grau 3, relatou a evolução no desenvolvimento do filho após passar a frequentar o Centro. “Lucas tinha muita sensibilidade ao toque. Não deixava vestir roupa, calçar sapato, não queria que a gente tocasse nele. O cavalo tem ajudado muito ele. Não temos mais trabalho com as vestimentas, não grita mais quando recebe toque das pessoas. Tudo isso a partir do contato com os cavalos”, contou. Já Aderval Ferreira, pai da paratleta Ana Laura, esse trabalho muda a vida das pessoas. “Não é fácil enfrentar as dificuldades e para essas crianças as adversidades são ainda maiores. Mas a equoterapia tira essas pessoas de uma bolha de isolamento. Promove a socialização, promove o desenvolvimento e o avanços dessas crianças e jovens. As competições são motivos para essas pessoas sonharem e nós todos sonhamos juntos”, acrescentou.  

Visivelmente emocionada, Zulmira Sena, técnica e idealizadora do projeto, usou a tribuna para agradecer todo reconhecimento ao trabalho realizado pelo centro. “O que dizer diante de tantos depoimentos que tocam o nosso coração. Como cidadão de Camaçari, sinto-me extremamente honrada por estar aqui por conta de um trabalho feito há muitos anos e com muito amor. Nossa terra está prestigiando e honrando esse trabalho que modifica a vida de tantas famílias. Eu me sinto sem palavras. O que não foi falado aqui, foi dito com o olhar e com o coração. Existir é poder fazer a diferença na vida das pessoas e por isso quero agradecer a todos da minha equipe que me ajudam a fazer isso tudo acontecer”, declarou.

O atual secretário municipal de esportes, Coronel Alfredo Castro, ressaltou o momento como de agradecimento. “Nosso agradecimento a toda a equipe, da gestão municipal, de secretarias municipais que puderam fazer esse trabalho acontecer e modificar a vida de tantas pessoas. Essa é uma causa minha, como pessoa e como instituição. Quero que saibam que serei um parceiro e companheiro à frente das ações que são realizadas nessa área de inclusão, reabilitação, socialização e esporte”, afirmou. Para o vereador Dr. Elias Natan (PSDB), que também desenvolveu ações em prol do centro enquanto estava à frente da Secretaria da Saúde, o centro tem levado o nome de Camaçari cada vez mais longe. “Um trabalho que começou como uma reabilitação com uso de cavalos e que se tornou uma equipe esportiva, com alto potencial competitivo”, ressaltou.

História – Conveniado à Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), o Centro de Equoterapia Nosso Lar tem 17 anos de fundação, completados em março deste ano. A instituição atende 70 pessoas, entre crianças, adolescentes, e adultos, que são encaminhados para tratamento de reabilitação psicomotora. Localizado no bairro Santo Antônio, na sede do município, o centro conta com uma equipe formada por psicólogos, fisioterapeuta, equoterapeuta, instrutor de equitação para equoterapia, auxiliar guia.

A unidade atende pacientes do SUS, que são encaminhados por médicos neurologistas e neuropediatras dos centros especializados em reabilitação física e intelectual (CER II) e de atenção psicossocial infantojuvenil (Caps).  A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A equipe é liderada pela treinadora e médica veterinária, Zulmira Sena, que em 2023 conquistou dois títulos de campeã, uma reserva campeã, e o 7º lugar no 46º Campeonato Nacional da Conformação e Trabalho da Raça Quarto de Milha. Este ano os paratletas do centro, conquistaram durante o 33º Congresso Brasileiro de Raça Quarto de Milha, em São Paulo, 02 títulos de campeões; 01 de reservada campeã; 01 3° lugar e 01 6° lugar. Além disso, todos foram classificados para a Copa dos Campeões 2024.