Pensando no cuidado com público que está aproveitando o Camaforró 2024, e para garantir uma estrutura que oferece todo o suporte de acolhimento necessário que os participantes precisarem durante o evento, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), instalou, no Espaço Camaçari 2000, localizado na Avenida Jorge Amado, um posto de atendimento para situações de urgência e emergência.
De acordo com a Sesau, até esta sexta-feira (14/6), segundo dia de festa, cerca de 40 atendimentos foram realizados. Entre eles, referentes a cortes e/ou ferimentos, ao consumo abusivo de álcool, e a pessoas com crise de ansiedade.
O coordenador médico da unidade, Enzo Santiago, falou sobre os vários registros de pessoas alcoolizadas. “Nós recebemos muitas pessoas, inclusive menores de idade, consideravelmente alcoolizadas. Então, nossa recomendação é o uso com moderação. Além disso, que as pessoas que tenham doenças preexistentes, como diabetes e hipertensão, façam o uso das medicações em casa, se alimentem antes de vir pra festa, e se hidratem durante a permanência no evento”, frisou.
Com uma ampla estrutura física e de pessoal, a unidade é composta por sala vermelha, com um leito; sala de sutura, também com uma acomodação; além de mais cinco leitos e cinco poltronas de observação; e uma ambulância. A equipe de profissionais é formada diariamente por dois médicos, duas enfermeiras, oito técnicos de enfermagem, bem como equipes de recepção, vigilância, condutor de ambulância, e de higienização.
O Camaforró 2024, que começou na quinta (13), vai até sábado (15). O evento é realizado por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov). Com o tema “Esquenta São João”, a festa abre o São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Foto: Tiago Pacheco