Camaçarienses prestigiam tradicional Feira do Milho iniciada nesta quinta (20) 

Ao som de muito arrasta-pé, a Prefeitura de Camaçari deu início à tradicional Feira do Milho nesta quinta-feira (20/6). Organizada pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), por meio da administração do Centro Comercial de Camaçari (CCC), até o dia 29 de junho (sábado), no estacionamento externo do equipamento público, das 6h às 18h, estarão reunidos nada menos do que 60 permissionários comercializando os produtos típicos destinados ao preparo das iguarias do período junino.

Presente na abertura da Feira do Milho, a titular da pasta, Arlene Rocha, declarou que o objetivo da Sesp é permitir aos comerciantes condições de ampliar a renda por meio das vendas. “Através da gestão do prefeito Elinaldo Araújo, estamos entregando por mais um ano a nossa Feira do Milho, que gera oportunidade de mais vendas para os permissionários do CCC, que estarão todos nessa área, onde foi montada a estrutura, de modo a melhor atender suas necessidades, bem como do público consumidor”.

Na Feira do Milho é possível encontrar os tradicionais ingredientes, a exemplo de milho, laranja, amendoim, massa de carimã (puba), coco seco, coco ralado, tapioca de todos os tipos, aipim, tangerina, licor de vários sabores, dentre outros produtos.

Pelo segundo ano consecutivo fazendo parte da Feira do Milho, a empreendedora Jailma Ferreira, 32 anos, reconhece a contribuição da iniciativa no incremento de sua renda. “Estamos com grande expectativa que, daqui para o fim de semana, a gente consiga alcançar nossos objetivos, que é o de vender bastante. Ano passado tivemos um crescimento de 20 a 30% na nossa renda, somando com as vendas que fazemos no nosso box, na área interna da feira. Isso ajuda muito!”, reconheceu.


Outra feirante que faz questão de participar da iniciativa é Dulce Souza, 49 anos, que exerce o ofício desde os 10 anos. A comerciante valoriza o incremento financeiro que as vendas na Feira do Milho traz para seu negócio. “Ajuda muito durante o mês [de junho]. É também um tempo em que a gente colhe na roça. Temos um aumento de 40% na nossa renda, só nesse período”, explicou uma das proprietárias da “Deni e Dulce”, box localizado na área interna do CCC, cuja gestão é dividida com o marido José Edmilson, e que, anualmente, garante o espaço na feira junina.

A consumidora Aurelina Almeida, 58 anos, vendedora ambulante, aprovou a organização do espaço. “A feira está bem organizada e bonita. Quanto às mercadorias, estão bem acessíveis, não tenho o que reclamar. Hoje, aproveitei pra vir comprar milho e coco para fazer canjica”, disse a moradora do bairro Jardim Limoeiro, após finalizar com sucesso a compra dos itens desejados.

E para quem, além de garantir as compras, quiser aproveitar para se divertir um pouco, terá a oportunidade de apreciar as atrações musicais locais, que se apresentarão na Praça de Alimentação do CCC, espaço vizinho à Feira do Milho, das 14h às 18h, com exceção nos dias 23 e 24 (domingo e segunda), quando o espaço será fechamento em horário diferenciado.  

Durante o fim de semana que antecede o São João, o CCC vai funcionar no domingo (23), das 6h às 15h; e na segunda (24), das 6h às 13h. O espaço comercial retomará seu funcionamento normal na terça (25), das 6h às 18h, nos dias úteis e sábados; enquanto nos domingos e feriados, funciona das 6h às 13h.

Foto: Jean Victor