Um ônibus de turismo com 41 passageiros uruguaios capotou na madrugada de ontem (14) na BR 116, perto da cidade de Cristal, no Sul do Brasil, deixando dois mortos e 15 feridos, entre os quais quatro graves. A excursão havia saído de Montevidéu com destino a Florianópolis.
O Ministério das Relações Exteriores uruguaio divulgou uma nota em que lamenta o acidente e as mortes e informa que os consulados do país em Pelotas e Porto Alegre estão prestando assistência aos feridos e aos familiares. Informou ainda que estão tomando as providências para o regresso das pessoas ao Uruguai.
Ontem (14) oito pessoas retornaram de Porto Alegre e hoje (15), no início da tarde, é esperado que regresse um número significativo de passageiros a Montevidéu, por via aérea. “Os restantes estão alojados, acompanhados pelo pessoal de nossa empresa, para coordenar seu regresso e preservar sua privacidade”, informou em nota a Fun Tour, empresa responsável pela excursão.
O acidente aconteceu por volta da 1h da manhã de ontem (14), na altura do quilômetro 441, da BR 116. A Fun Tour disse que a empresa de transporte Jota Turismo (empresa de ônibus contratada para realizar o transporte de passageiros) informou que o acidente se deu “pelo cruzamento de um animal na estrada”. A Polícia Rodoviária Federal brasileira, no entanto, disse que não havia marcas de freio no asfalto, o que indica a possibilidade de o motorista ter dormido no volante ou ter tido algum mal estar súbito.
Ainda de acordo com a empresa Fun Tour, os feridos foram encaminhados para hospitais da região, em Camacuã, Pelotas, São Lourenço e Cristal.