Com o início do recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) adotará o regime de turnão entre os dias 2 e 31 de janeiro. O ato assinado pelo presidente Adolfo Menezes está publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico do Legislativo, que circulou nesta sexta-feira (29), alterando o funcionamento da Casa, que passará a ter expediente administrativo das 13h às 18h30, de segunda a quinta-feira, e das 8h30 às 12h nas sextas-feiras.
Segundo o superintendente de Administração e Finanças da ALBA, Robson Coutinho, o turnão tem por objetivo a economia de recursos, com redução de despesas em até 70%, quando comparado a um mês de atividade legislativa ordinária, especialmente com diminuição de custo com refeições, energia elétrica, água e serviços de manutenção.
Ainda de acordo com Coutinho, o turnão reforça outras iniciativas que contribuem para a economia, como a instalação das placas captadoras de energia solar, que correspondem a uma economia de 37% do consumo energético; e a implantação do sistema Acquasave no início de 2023, ferramenta que avisa através de notificações enviadas a smartphones quando torneiras são deixadas abertas em qualquer departamento da ALBA. “A gente recebe as notificações no celular em dois minutos e fechamos as torneiras para evitar o desperdício. Somente de água, a economia mensal foi de cerca de R$80 mil, quase R$1 milhão anual”, ressaltou Coutinho.
No período do regime de turnão, alguns serviços do Legislativo sofrerão modificações. O refeitório e o restaurante a La Carte não funcionarão durante o mês de janeiro. O transporte dos servidores feito por ônibus permanecerá disponível de acordo com o novo horário de funcionamento da ALBA, seguindo os roteiros pré-determinados.
Sob o novo esquema de horários implementado, a Superintendência de Recursos Humanos (SRH) manterá inalterada a sua rotina interna. Segundo Francisco Raposo, superintendente do órgão, a decisão de manter o horário integral é motivada pela imprescindibilidade de atender às eventuais demandas dos deputados e colaboradores. Raposo ressaltou que o regime de turnão não trará nenhuma inovação em relação a recessos anteriores, procedimento que já se realiza há quase duas décadas.
Outros setores da administração seguirão o regime de trabalho regular, uma vez que os gabinetes dos deputados operarão conforme a necessidade de cada mandato. A TV ALBA, os serviços de segurança, o cerimonial e a Assessoria de Comunicação Social continuarão em funcionamento nos dois turnos.
Durante o regime de turnão, não haverá modificação nos horários de funcionamento da agência do banco Bradesco e do posto dos Correios. No caso da instituição financeira, o atendimento permanece das 10h às 16h. Já na estatal, o atendimento será das 9h às 17h.
A lanchonete e o salão de beleza, administrados pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalba), funcionarão das 10h às 18h30, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 12h, às sextas. Segundo o presidente da Assalba, Rafael Brito, o clube terá programação normal, aos sábados e domingos, das 9h às 17h, e às sextas-feiras a partir das 12h.
Ainda no mês de janeiro, será feita a troca dos ares-condicionados do Auditório Jornalista Jorge Calmon, e a continuação das obras de 26 banheiros de uso geral, conforme destacou o diretor administrativo da ALBA, Júlio Passos.