Além das ações humanas de combate ao coronavírus, autoridades pedem ao povo que intercedam a Deus

Em meio a pandemia do novo coronavírus, que tem espalhado medo e incertezas pelo mundo, evento que mudou de maneira drástica a rotina do planeta, é muito comum escutarmos diariamente, à exaustão, diversos profissionais de saúde de áreas diferentes, orientando às pessoas sobre como devem agir para se protegerem da covid-19, cuidando, principalmente, não apenas da saúde física, mas sobretudo, a mental.

E proteção nunca é demais, principalmente quando se trata de orientações repassadas por profissionais. Mas o refúgio que tem sido procurado, às vezes não está necessariamente só na medicina, mas na conexão com Deus, logicamente que uma coisa não exclui a outra; e nesta linha, autoridades mundiais estão unidas, trabalhando firmes numa campanha, convocando os seus patrícios para um jejum coletivo contra a expansão da covid-19.

A ideia do jejum, que vai durar um dia, tendo início neste domingo (5), é interceder pelas nações, nesses dias aos quais o mundo tem passado a se conectar com Deus, como sendo o único capaz de dar uma direção às pessoas.

Dentre os representantes que aderiram à campanha, estão os presidentes do Paraguai, Panamá, Guatemala, El Salvador, Estados Unidos, Espanha, além do presidente Jair Bolsonaro, aqui no Brasil.

Em Camaçari, o presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Camaçari (COMEC), o pastor Fernando Santana, também convocou os líderes religiosos das diferentes denominações para aderirem à campanha.

Confira a nota na íntegra:

SANTA CONVOCAÇÃO

O presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Camaçari (Comec), pastor Fernando Santana, no uso de suas atribuições legais, convoca a todos os ministros evangélicos de Camaçari, para que convidem suas igrejas a se dedicarem ao santo jejum e a oração neste domingo (05/04).

1)Vamos interceder pela nossa nação para que Deus tenha misericórdia de nós e mande esse vírus embora.

2)Vamos orar por todas as autoridades constituídas para que Deus os dê sabedoria nesse momento crítico.

3)Para que Deus use essa situação para trazer um verdadeiro avivamento para o seu povo.

4)Para que o Espírito Santo nos dê discernimento espiritual sobre a realidade dessa pandemia.

5)Para que muitos sejam alcançados pelo Evangelho de Cristo.

Sobre o jejum:

Iniciaremos o jejum a meia-noite de sábado para domingo e terminaremos a meia-noite de domingo para segunda. Faremos uso de água.

Os que têm restrições médicas devem obedecer às orientações dos profissionais de saúde.

“então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo.”
‭‭2Crônicas‬ ‭7:14‬ ‭NTLH‬‬‬‬

Essas autoridades dão um exemplo de que somente a mão do Senhor pode livrar o planeta desses dias maus, como relatou o salmista Davi, quando, certo do livramento, disse que no dia mal estaria a salvo, e seria recolhido em sua tenda, erguido a um rochedo, e por esse motivo o adoraria. Em outro lugar, as Escrituras Sagradas vão dizer que “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, e se humilhar, e orar, e me buscar, e se arrepender dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

E esse pode ser um momento oportuno para que as nações se voltem a Deus, como aconteceram em episódios remotos, relatos na Bíblia, a exemplo da cidade de Nínive, que seria destruída; e segundo conta o Livro de Jonas, o próprio Deus envia o profeta homônimo até aquele local para que anunciasse a destruição – os ninivitas eram assassinos, impiedosos, cortavam as cabeças dos adversários e com os crânios, faziam pirâmides; e a maldade daquela gente chegou até o Criador, por este motivo resolvera destruir aquela gente. Jonas, a princípio temeu, por saber de quem se tratavam os ninivitas, fugiu para outro lugar, até que não teve escolha, e mesmo com má vontade, anunciou que a cidade seria destruída.

O que demoraria três dias, ele fez apenas em 24 horas, e curiosamente, o povo deu ouvidos às suas palavras, e conforme o primeiro trecho citado, escrito no segundo livro das Crônicas: aquele povo se humilhou, e orou, buscou ao senhor e recebeu o livramento.

Aqui no Brasil, tem circulado nas redes sociais imagens de vários cristãos orando pelas ruas do município de Abreu e Lima, no estado de Pernambuco, que tem 95 casos confirmados e 8 mortes registradas. As cenas foram flagradas no último dia 31, e a iniciativa foi do pastor presidente da Assembleia de Deus daquela cidade, Roberto José dos Santos.

Foto: reprodução

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgadas nesta quinta-feira (2), o número de infectados pelo novo coronavírus passava de 1 milhão, já o índice de mortes ultrapassa a marca dos 50 mil.