O Vitória ganhou um pouco de tranquilidade na Série B, mas não o suficiente para respirar aliviado. Na última semana, o Rubro-Negro bateu o Figueirense por 3 a 0 e encerrou uma sequência de nove partidas sem vencer. No total, foram 40 dias sem triunfos, período em que a equipe baiana despencou na tabela de classificação. Na luta para se afastar do Z-4, o Leão recebe a Ponte Preta nesta sexta-feira, às 16h30 (de Brasília), no Barradão, pela 22ª rodada da competição.
Emplacar o segundo triunfo seguido é essencial para o Vitória se afastar da parte de baixo da tabela. Com 24 pontos, o time comandado por Eduardo Barroca ocupa a 16ª colocação. Não há risco de parar no Z-4 nesta rodada, já que o Náutico, time que abre a zona de rebaixamento, está com 20 pontos. Porém, o Rubro-Negro tenta pontuar para subir posições e voltar a sonhar com uma vaga entre os times que disputam o acesso.
Vencer a Ponte Preta representaria para o Vitória um feito inédito na Série B, já que o time ainda não conseguiu dois triunfos consecutivos na Segunda Divisão. A melhor sequência do Rubro-Negro foi entre a 1ª e a 5ª rodada, quando venceu uma partida e empatou outras quatro.
Para buscar a segunda vitória consecutiva, o que poderia, a depender dos resultados da rodada, fazer o time subir para a 13ª posição, o técnico Eduardo Barroca poderá repetir a escalação utilizada contra o Figueirense. Dessa forma, o Vitória pode ir a campo com Ronaldo; Léo, Wallace, Maurício Ramos e Rafael Carioca; Guilherme Rend, Matheus Frizzo, Fernando Nego e Thiago Lopes; Vico e Léo Ceará.
Alisson Farias, Júnior Quixadá e Leandro Silva iniciaram a transição para voltar a treinar com bola, o que inviabiliza que o trio seja aproveitado para a partida desta sexta. Van, Ewandro e Gabriel Furtado estão em recuperação de lesões.
O jogo
Vitória x Ponte Preta, 22ª rodada da Série B;
Onde: Barradão, Salvador;
Quando: sexta-feira, 20 de novembro, às 16h30 (de Brasília);
Provável time do Vitória: Ronaldo; Léo, Wallace, Maurício Ramos e Rafael Carioca; Guilherme Rend, Matheus Frizzo, Fernando Nego e Thiago Lopes; Vico e Léo Ceará;
Desfalques do Vitória: Alisson Farias, Júnior Quixadá e Leandro Silva (transição); Van, Ewandro e Gabriel Furtado (machucados);
Pendurados do Vitória: Alisson Farias, Jonathan Bocão, Lucas Cândido, Marcelinho, Maurício Ramos, Rafael Carioca, Rodrigo Carioca e Ronaldo;
Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo apita a partida. Ele será auxiliado por Lehi Sousa Silva e Kleber Alves Ribeiro. O trio é do Distrito Federal. Informações do Globo Esporte Bahia.