Atendimento para PcD no cadastro do Minha Casa, Minha Vida segue disponível no CIAT 

Até o momento, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), contabiliza um total de mais de 1.200 pessoas com deficiência (PcD) cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal. O atendimento destinado a este público segue em pleno funcionamento no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), situado na Rua Costa Pinto, no Centro. As inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para proporcionar um ambiente mais acolhedor e acessível, o Ciat conta com infraestrutura adaptada, incluindo rampas de acesso, banheiros acessíveis e, sobretudo, equipe preparada para atender às necessidades específicas do público com deficiência.

A subsecretária da Sehab, Bella Batista, enfatizou a importância de manter o serviço especializado e humanizado. “O nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao cadastro, respeitando suas limitações e oferecendo um atendimento digno e eficiente. Queremos que essas pessoas se sintam seguras e bem assistidas durante todo o processo”, explicou.



O atendimento foi elogiado e aprovado pelo cozinheiro Francisco Pereira da Silva, 59 anos, que está em processo de recuperação pós-operatória. “Foi maravilhoso o atendimento. Ter um espaço reservado é importantíssimo para quem tem limitações por problemas de saúde, como eu. Isso evita que a gente sofra tanto nas filas. Esse cuidado faz toda a diferença”, compartilhou o morador do bairro Nova Vitória.

Direcionado especificamente aos PcD em todos os aspectos, seja físico ou intelectual, no ato do atendimento é necessário se identificar e comprovar a deficiência por meio de documentos, que, neste caso, necessita de relatório médico. Feito isso, pegar a senha e seguir para realizar a inscrição.

A Sehab destaca que a inscrição no cadastro no programa, não garante a concessão da unidade habitacional, ficando sujeita a disponibilidade, respeitando a ordem de classificação dentro da validade da seleção. A iniciativa acontece em conformidade com a Lei Federal n.° 14.620/2023, e a Portaria Ministério das Cidades (MCid) n.° 738/2024.

Durante todo o período de inscrição a equipe da Sehab estará disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos candidatos. Para tanto, a pasta disponibiliza, ainda, o número telefônico (71) 3454-2028, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. 

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