Austria impõe novo lockdown e tornará vacinação contra Covid obrigatória

Foto: AFP

O chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, anunciou nesta sexta-feira, 19, um novo lockdown que inicia nesta segunda-feira, 22, e tem prazo inicial de duração de 10 dias. Ao final será avaliada a prorrogação por mais 10 dias.

A medida será válida para toda a população, independentemente do status da vacinação, ou seja, vacinados e não vacinados contra a Covid-19 ficarão confinados.

A partir de fevereiro a vacinação contra a Covid-19 no país será obrigatória. Atualmente a Austria tem 69,2% da população vacinada com a primeira dose e 64,8% vacinada com as duas doses.

Em entrevista coletiva, Schallenberg afirmou que a medida é difícil, mas necessária.

“Ninguém quer um lockdown, um lockdown é um último recurso, um instrumento agressivo, é sempre uma imposição, mas é o instrumento mais confiável que temos para impedir essa quarta onda. Não queremos uma quinta onda”, afirmou.

Este será o primeiro país da Europa a retomar o confinamento nacional. Na Eslováquia, o primeiro-ministro Eduard Heger anunciou confinamento para os não vacinados que passa a valer também na segunda-feira.

Na última semana a Holanda deu início a um lockdown parcial e a Alemanha impôs nos últimos dias restrições aos não vacinados. Da AFP.