Bahia: Projeto propõe criação do dia do jovem emprendedor

Valorizar a difusão do espírito empreendedor entre jovens, reconhecer a importância das entidades dedicadas à propagação do empreendedorismo e capacitar lideranças na Bahia são objetivos do projeto de lei 23.423/2019, que insere no calendário oficial de eventos do Estado o Dia do Jovem Empreendedor, a ser comemorado anualmente em cinco de outubro. 

A iniciativa é do deputado Tiago Correia (PSDB), que justifica, com a proposição, “homenagear o jovem que inicia a sua luta neste mundo cada vez mais acirrado, gerando incentivo para as descobertas, que devem ser o alicerce da base de um futuro consagrador”. Nesta data, deverão ser realizados debates, campanhas, seminários e palestras, visando incentivar e conscientizar a população jovem da sua importância no empreendedorismo.

O autor cita estudo da Fundação Telefônica Vivo, segundo o qual mais da metade dos jovens acredita que fazer o que gosta é mais importante do que o salário. “Se antes o jovem queria uma carreira consolidada em uma grande empresa, hoje o sonho é ser seu próprio chefe”, analisa o parlamentar, com base na pesquisa Juventude Conectada, desenvolvida pela entidade em parceria com o Ibope. A sondagem constatou que 70% dos jovens, de 15 a 29 anos, preferem ter um negócio a ser empregado de uma empresa.

 A pesquisa ouviu jovens de todas as regiões do país, que pontuaram, entre outras coisas, que sucesso é ‘ter um negócio de impacto’ (60%), ‘ter um bom lucro no negócio’ (56%) e ‘ser feliz com o que faz, mesmo que não ganhe bem’ (56%). A data escolhida – anota Tiago Correia – é em alusão ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, também conhecido como Dia do Empreendedor. 

Fonte: Ascom Alba

Comentários no Facebook