Bahia vence São Paulo e garante vaga nas quartas de final da Copa do Brasil

O Bahia fez mais que seu dever de casa e mesmo com avantagem de poder empatar para avançar na Copa do Brasil, repetiu o placar do jogo de ida e venceu o São Paulo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (29), na Fonte Nova, carimbando sua vaga nas quartas de final da competição pelo segundo ano consecutivo.

Agora o Bahia aguarda pela definição dos outros classificados para a próxima fase, que será disputada nos dias 10 e 17 de julho, após a parada no calendário do futebol nacional para a disputa da Copa América. O adversário será definido por meio de sorteio.

O próximo compromisso do Bahia acontece já neste sábado (01/06), às 19h, novamente em Salvador, mas desta vez no estádio de Pituaçu, onde pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Esquadrão recebe o Grêmio.

Em campo, o Bahia fez valer o apoio de seu torcedor para fazer um jogo de pressão sobre o São Paulo, marcando forte a saída de bola do adversário e recuando suas linhas quando o time paulista conseguia passar do meio-campo. Assim, não apenas anulou as jogadas do Tricolor Paulista, como também criava bons contra-ataques, vacilando, contudo, no último passe ou na hora do arremate.

Os dois times jogaram com muita raça e a partida teve muito contato físico, lances ríspidos e choques de cabeça. Foram poucas as reais oportunidades de gol e os goleiros praticamente não foram exigidos.

Mesmo com o Bahia chutando mais a gol, quem chegou com mais perigo foi o São Paulo, ambas no fim da etapa inicial e em jogadas originadas em lances de bola parada. Aos 35, Helinho acertou a trave em chute da entrada da área. Aos 48, Arboleda cabeceou por cima do travessão após cobrança de escanteio.

Pelo lado do Esquadrão, a melhor chance aconteceu aos 21, numa grande arrancada de Gilberto, que driblou dois zagueiros e na hora do chute foi travado na entrada da área.

No segundo tempo, precisando do triunfo, o São Paulo passou a se arriscar mais e avançou suas linhas. Apesar da impressão de domínio, o Bahia se manteve muito bem postado defensivamente e o que se viu daí em diante foi o Esquadrão explorando ainda mais os contra-ataques, dessa vez com mais eficiência.

E depois de criar chances com Artur, aos 3, e Elber, aos 5, o Tricolor finalmente abriu o placar numa grande jogada de Artur. Aos 8, depois de arrancar com a bola e ganhar uma dividida com a zaga no meio campo, ele avançou com a bola e tocou para a surpreendente chegada de Ernando, que cara a cara com o goleiro, deu um leve toque de perna direita para fazer 1 a 0.

Com dois gols de vantagem no placar agregado, o Bahia não tinha motivo para mudar de estratégia e seguiu explorando as jogadas de transição, ao passo que o São Paulo seguia sem conseguir ameaçar de fato o gol de Douglas.

Já no fim, aos 42 minutos, Fernandão, que entrou no lugar de Gilberto, fez o pivô e girou em cima de Arboleda, que segurou o centroavante e acabou expulso. Com a Fonte Nova cantando alto e o time atuando no ritmo das arquibancadas, o Bahia levou sua vantagem até o fim e carimbou sua vaga nas quartas de final da Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo.

O Bahia atuou com Douglas; Nino, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Douglas Augusto (Flávio), Elton, Elber (Arthur Caíke) e Artur; Gilberto (Fernandão).

Confira aqui a galeria de imagens

Fonte: Esporte Clube Bahia

Comentários no Facebook