Bahia e Sport estão acostumados a caminhar junto com o status de serem os únicos clubes do Nordeste a ostentar o título de campeão brasileiro. Nesta quinta-feira, no entanto, eles se encontram para um confronto que passa longe do glamour dessas conquistas. Quando a bola rolar na Arena Pernambuco, em Recife, às 21h (de Brasília), pela 33ª rodada da Série A, tricolores e rubro-negros vão estar preocupados com a zona de rebaixamento.
Guto Ferreira e seus comandados começam a rodada na 16ª posição, a primeira fora do Z-4, com os mesmos 36 pontos do Juventude, time que abre a zona da degola. A situação do Sport é mais complicada. Os pernambucanos somam apenas 30 pontos e ocupam o penúltimo lugar na tabela de classificação.
Além de provocar alterações nas últimas posições, o confronto direto na parte inferior da tabela pode ter impacto também em marcos históricos na era dos pontos corridos. Isso porque Sport e Bahia são os clubes nordestinos com mais temporadas consecutivas na Primeira Divisão desde 2003, quando o formato foi adotado. O Leão da Ilha ficou cinco anos seguidos por lá, entre 2014 e 2018.
Na Série A desde 2017, o Tricolor pode alcançar a sexta temporada consecutiva na elite e se isolar como o recordista na região.
Em outro cenário, na soma das participações desde 2003, o Bahia pode igualar as onze presenças do Sport se conseguir a manutenção, junto com o rebaixamento do Rubro-Negro. Ou seja, nada melhor que vencer a partida desta quinta-feira para encaminhar mais um marco histórico no currículo tricolor.
O Esquadrão vai precisar se virar sem Matheus Bahia, que cumpre suspensão automática. A ausência do lateral-esquerdo desencadeou outras mudanças na equipe, já que Juninho Capixaba, que vinha atuando no meio de campo, foi deslocado para o setor. A vaga aberta por Juninho, por sua vez, abre espaço para Rodallega ou Ronaldo no onze inicial.
O jogo
Sport x Bahia | 33ª rodada da Série A
Quando: quinta-feira, 18 de novembro;
Onde: Arena Pernambuco, Recife;
Horário: 21h (de Brasília);
Time provável: Danilo Fernandes, Nino, Conti, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Patrick, Daniel e Mugni; Raí, Rodallega [Ronaldo] e Gilberto.
Pendurados: Conti, Daniel, Gilberto, Guto Ferreira, Juninho Capixaba, Lucas Araújo e Rodallega.
Desfalques: Matheus Bahia e Rossi (suspensos); Cirino e Jonas (recuperação de lesão).
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza apita o jogo, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Miguel Caetano Ribeiro da Costa. O trio é de São Paulo. Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP) é o árbitro de vídeo. Informações do Globo Esporte Bahia.